Xiaomi - Quão importante é o Android Oreo se tens a MIUI?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A pergunta é simples. Com uma interface que altera praticamente todos os aspectos visuais, e alguns funcionais, quão importante é receber uma Mi MIX 2.

Vê ainda: d

Em primeiro lugar, importa clarificar o que é que traz de novo este Android Oreo. Algo que já Top 5 das novidades. Desde o reforço da segurança, rapidez nas aplicações e fluidez de todo o dispositivo.

1 – O teu Xiaomi vai ligar-se mais rapidamente

Para quem não tem tempo a perder, o Android Oreo será uma benção. A Google prometeu que o seu novo Android Oreo vai ligar-se até duas vezes mais rápido que as versões anteriores, oferecendo mais velocidade nas tarefas do dia-a-dia. Velocidade, algo que qualquer utilizador Xiaomi sabe apreciar.

2 – Modo Picture in Picture (PiP)

Neste Android Oreo temos também o modo picture-in-picture. Modo que dará a possibilidade aos utilizadores de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Ou melhor, vai-te permitir continuar a assistir ao vídeo do YouTube enquanto atendes uma chamada em alta-voz. Este será, com o é óbvio, silenciado para poderes atender a chamada mas poderás continuar a assistir, se quiseres. Em boa verdade, pode tornar-se numa função embaraçosa quando queremos fechar um vídeo, rapidamente.

3 – Mais segurança no Android Oreo

A segurança dos nossos smartphones e dos nossos dados é sempre uma das principais preocupações de qualquer utilizador. A pensar nisso mesmo, o Android Oreo, estará também, mais seguro com o Google Play Protect. Qualquer utilizador agradecerá este reforço de segurança.

4 – Pontos nos ícones, e na MIUI?

Para agilizar a visualização e gestão de notificações terás agora um novo ponto de referência visual. Um ponto que ficará sobre os ícones da Apps (aplicações) para que, ao tocar no ponto, possas ver o assunto, entre outras opções como o arquivamento. Aqui, resta saber se a Xiaomi vai querer incluir esta funcionalidade na sua MIUI.

5 – Autonomia de bateria reforçada para o teu Xiaomi

Qualquer utilizador, de qualquer smartphone em qualquer plataforma quer sempre uma melhoria neste ponto. A autonomia de bateria nunca é demais e com o Android Oreo a Google promete uma melhor gestão energética. Impedindo certas aplicações de consumir continuamente bastante bateria. Resta saber de que forma é que a Xiaomi adaptará isto à sua MIUI.

A MIUI da Xiaomi é uma das UI's mais abrangentes

Seja em cor, menu, transições, animações, sons e até na sua leve inspiração no iOS da Apple. É provavelmente a ROM que mais se distancia do Android no seu estado puro.

Algo que tanto pode atrair como afastar consumidores. A própria marca sabe disso e, tendo estabelecido uma pareceria com a Google, já tem no mercado um dispositivo com uma versão pura deste sistema operativo, o Xiaomi Mi A1.

Nas palavras do nosso Filipe Alves, a MIUI é um "iOS mais bonito". Resumindo de forma extremamente sucinta o aspecto visual desta ROM. Por sua vez, a última grande atualização foi apresentada no Verão, a MIUI 9. Versão que chegaria aos consumidores no final do mês de outubro. Prima pelas suas funcionalidades bem além do sistema operativo no estado puro e pela sua capacidade de personalização.

Agora, o mercado Android prepara-se para a chegada do Oreo, versão do sistema que poderá mudar o aspecto até mesmo da MIUI. Contudo, para os utilizadores Xiaomi não creio que as mudanças estéticas e visuais sejam assim tão notórias ou causem tanto impacto como, por exemplo, a um utilizador Nokia, Pixel, Nexus, BQ, entre outras.

Quão importante é o Android Oreo se tens a interface MIUI?

Para além de alguns novos comandos por gestos, swipes e uns pequenos retoques visuais, o teu Xiaomi continuará igual a si mesmo. A tua MIUI continuará a fazer essencialmente as mesmas funções. Da mesma forma, talvez um pouco mais rápida. Talvez um pouco mais cuidadosa na gestão energética.

De qualquer forma, é a opinião do consumidor, do nosso leitor a que mais conta. Queremos ouvir a tua voz e saber se realmente esta é uma atualização pela qual anseias. Ou, por outro lado, causou-te mais expectativa a chegada da MIUI 9?

Em suma, queremos saber a opinião de quem mais importa. Se neste momento utilizas um dispositivo (smartphone ou tablet) da Xiaomi com a MIUI, sentes falta deste Android Oreo? Será uma atualização assim tão importante para quem utiliza a MIUI?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 com Snapdragon 845 já tem data de lançamento

Samsung Galaxy S9 – imagem real confirma especificações

Judith Butler. O livro que mudou a definição de sexo e género!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.