Xiaomi
Xiaomi Mi6

A Xiaomi tem imensos smartphones, imensos. Por essa razão, a empresa chinesa tem uma tarefa árdua que lhe deve colocar algum trabalho todos os anos: atualizar os seus terminais.

Vê também: Nokia 3 e Nokia 3310 chegam já na próxima semana à NOS

Com a chegada iminente do Android O ao mercado, começam a fazer-se as contas de quais serão os terminais que o receberão. E, de facto, o mesmo passa-se com os Xiaomi, desde os mais baratos aos mais caros, se é que há Xiaomi caros. Bom, dito isto, e depois da empresa ter assegurado o Android 7 a catorze dos seus equipamentos, eis que os contemplados da próxima versão serão os seguintes.

   

Xiaomi Redmi!

Os smartphones relativamente mais amigos da carteira do consumidor, pertencentes à linha Redmi, que receberão o sabor a Oreo – quem sabe – serão o Redmi Note 4 e o Redmi Note 4X. A par desses, também o Redmi Note 5 (ainda não apresentado) deverá fazer parte desta lista.

Xiaomi Mi!

Já a linha Mi, bem mais repleta de esplendor e carisma, visto que é nela que se encontram os smartphones de 400€ que competem com os de 800€, em média, terá um quarteto com Android O futuramente. O primeiro, como não podia deixar de ser, será o novíssimo Mi6. Depois, os Mi Max e Mi Max 2 e, por último, o belo e diferente Mi Mix, que ditou a tendência dos ecrãs sem margens.

No entanto, ainda dentro desta linha de produtos, também o Mi6 Plus – ainda por apresentar – deverá, com toda a certeza, integrar este leque que receberá as novidades do Android O.

Os Xiaomi que ficam de fora?!

A lista aqui engrandece, infelizmente. Ao que parece, nem os Mi5 e Mi5S, nem tampouco os Redmi 3, 3S ou 3 Prime terão direito às novidades. Para além destes, incluem-se os Redmi Note 3, o Redmi 4, 4X e Prime, bem como os Mi 4i e Mi Note 2. Resumidamente, uma grande parte que teve direito ao Nougat já não avançará mais.

E o que se perde ou ganha com o Android O?

Bem, o Android O poderia muito bem ser um simples seguimento do Nougat, sem que implicasse uma nova versão. Porém, não foi assim que a Google decidiu agir. Dito isto, as novidades principais da oitava versão do Android serão um novo sistema de notificações, a funcionalidade Picture-in-Picture, melhorias no recurso Doze e, para quem se importar, novos Emojis!

Ora, quer com isto dizer que os Xiaomi que não receberem o Android 8 não perdem nada? Em termos de funcionalidades, para quem achar que não necessita delas, talvez não. Aliás, o Nougat já é uma excelente versão do sistema operativo.

Xiaomi

Contudo, em termos de segurança, atualização de aplicações e mesmo da própria MIUI, o não recebimento da nova versão da plataforma pode não ser algo benéfico. Porém, há que frisar dois aspetos.

Em primeiro lugar, nenhum terminal da Xiaomi comprado hoje, ontem, no mês passado ou há três meses, que não receba o Android O, ficará pior por causa disso e implicará que a compra tenha sido má. Em segundo lugar, ainda falta bastante para que a empresa chinesa atualize os seus terminais com o novo Android e, por último, que confirme quais serão os terminais que, efetivamente, receberão um gostinho a Oreo.

Fica atento às notícias para que não percas nada sobre o que se passará daqui para a frente!

Outros assuntos relevantes:

Motorola e Nokia têm estratégias bem mais semelhantes do que se possa imaginar

Spotify continua a crescer e já tem mais de 140 milhões de utilizadores

Samsung: Português da AnubisNetworks expõe falha de segurança crítica

FonteThe Leaker
Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.