Xiaomi trará novo smartphone Android com o MediaTek Helio P60

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Apesar da quase hegemonia de que a Apple. Os novos Helio P60 da MediaTek entre muitas outras fabricantes e modelos de processadores / plataformas móveis. Agora, ficamos a saber que a Xiaomi voltará a lançar pelo menos um smartphone Android com um SoC da MediaTek.

Apesar de esta fabricante, a MediaTek, estar a ultrapassar um mau bocado com os seus processadores a caírem quase no esquecimento, os mais recentes Helio P60 têm dado que falar. Depois dos desastrosos Helio X20 e Helio X30 terem deixado a fabricante de rastos com várias fabricantes Android a abandonar a MediaTek, vemos agora uma luz ao fundo do túnel.

Vê ainda: d temporariamente grátis

Apesar de serem mais económicos, as fabricantes de smartphones Android aperceberam-se da má opinião do público em relação à MediaTek. Sinónimo de smartphone lento, sem atualizações ou que passado um mês já estava a arrastar-se. Sinceramente, olhando para os Helio P20 e P30 entendemos perfeitamente o porquê de tão má fama.

Agora, dando crédito a quem o merece, a MediaTek apresentou-nos um Helio P60 (entre outros SoC's) de gama média-alta com características promissoras. Apostando também numa ótima relação qualidade / preço. Ingredientes que estão a atrair novamente algumas fabricantes Android para a sua esfera de influência, a Xiaomi sendo uma delas.

Xiaomi utilizará o SoC MediaTek Helio P60

A OPPO R15 que chega às lojas já no dia 1 de abril, na China. Todavia, ficamos agora a saber que a fabricante Xiaomi trará também um smartphone com este MediaTek Helio P60 no seu interior. Ainda sem nome definido, o equipamento da Xiaomi chegará durante o segundo trimestre de 2018 com alguns rumores a sugerirem o Xiaomi Mi 6X.

Smartphone Android da Xiaomi com este SoC chegará no 2º trimestre de 2018

Recordando as especificações e características deste processador / plataforma móvel MediaTek Helio P60 temos aqui um leque cativante. Em primeiro lugar o SoC é construído segundo o processo da TSMC a 12nm FinFET. Este método oferece uma redução de 15% no consumo energético face aos processadores construídos segundo o processo de 14nm.

Este processador para dispositivos Android é construído com 8 núcleos de processamento, enquadrando-se portanto na configuração octa-core. Temos aqui 4 núcleos Cortex A73 com frequências máximas de processamento a 2.0GHz para alta performance. Temos também 4 núcleos Cortex-A53, também a 2.0 GHz. Conta ainda com a gráfica Mali-G72 MP3 com frequências de 800MHz.

Temos até um novo núcleo dedicado à Inteligência Artificia (IA), o chamado NeuroPilot. Por último, os smartphones que utilizem este processador poderão utilizar câmaras com uma resolução máxima de 24MP + 16MP numa configuração dupla de sensores. Alternativamente poderão equipar os dispositivos com uma única câmara de resolução máxima de 32MP.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei apostará na Europa para alcançar a Apple e Samsung

Samsung Galaxy S9 já está a receber nova atualização

WestWorld: Trailer da 2ª temporada promete violência e emoção

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.