“Mergulhos” na água
Agora que já sabes um truque simples para dares mais velocidade ao teu telefone Xiaomi, tem em atenção todas as cláusulas previstas na garantia. Algumas situações podem levar ao cancelamento da mesma.
Uma das quais é mergulhar o dispositivo em água. Se o teu telefone não tem uma certificação robusta de resistência à água, é bastante provável que ao submergir em líquidos sofra danos internos permanentes. Esta situação pode levar ao cancelamento da garantia.
Adaptadores de carregamento
Sim, as marcas deixaram de incluir adaptadores de carregamento nos smartphones e isso leva a que os utilizadores recorram ao que têm. Mas atenção que cada modelo Xiaomi funciona com uma voltagem e sistema de carregamento específico.
Ao usares um adaptador que não cumpra com estes requisitos podes afetar negativamente a bateria ou a saída de carregamento. Esta situação também não é coberta pela garantia. Certifica-te que estás a usar um adaptador compatível e aprovado para carregamento de modelos Xiaomi.
Root ou bootloader para personalização
Todos queremos o nosso telefone o mais personalizado possível. E fazer root ou desbloquear o bootloader nos modelos Xiaomi permite um nível incrível de personalização.
Mas atenção: a Xiaomi classifica estas ações como “interferências não autorizadas no sistema operativo”. Mesmo que consigas atualizar para o software original. Portanto, tem em conta que desbloquear o bootloader é uma certeza de que a garantia vai ser cancelada.
ROM personalizada
Outra das situações que pode levar à perda de garantia é a instalação de uma ROM personalizada. Mais uma vez, esta ROM pode influenciar positivamente o desempenho e personalização do telefone, mas, em contrapartida, dá direito a cancelamento direto da garantia.
Danos físicos
Se o teu telefone cair e sofrer sequelas com o impacto, a garantia não vai servir-te de nada. A Xiaomi considera que este tipo de danos físicos são da inteira responsabilidade do utilizador.
Os telefones da marca chinesa costumam apresentar uma construção robusta, mas se acrescentares uma capa e protetor de ecrã, podes aumentar a segurança contra quedas inesperadas.
Danos causados por desastres naturais
Todos os danos causados por desastres naturais, como chuvas torrenciais, terramotos e incêndios, não estão cobertos pela garantia. A Xiaomi, à semelhança do que acontece com outras marcas, considera que estes fenómenos naturais estão fora do controlo do fabricante.
De resto, a marca chinesa recomenda vivamente que em caso de registar algum problema no seu telefone Xiaomi, o utilizador dever dirigir-se a um centro oficial e/ou autorizado para solicitar a reparação.