Xiaomi ainda está muito longe de dominar o mercado automóvel na China

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Xiaomi SU7 marcou uma nova era para a empresa chinesa ao entrar no feroz mercado automóvel. Apesar do grande sucesso inicial que o carro obteve, a marca Xiaomi como vendedora de carros está bastante longe de ser dominante na China.

De acordo com dados revelados pela indústria alusivos ao mês de abril, a Xiaomi vendeu sensivelmente 7 058 unidades do SU7. Dados registados no primeiro mês completo de vendas do primeiro carro da empresa chinesa.

Xiaomi ocupa a oitava posição no mercado automóvel chinês

Os números mencionados acima colocam a Xiaomi numa modesta oitava posição no mercado automóvel chinês. E importa mencionar que tais dados excluem marcas estabelecidas como a BYD ou a Tesla.

Se juntarmos essas grandes marcas à equação, a Xiaomi é empurrada ainda mais para baixo na tabela. Segundo dados divulgados pela CarNewsChina, a empresa chinesa nem sequer aparece no top-10 de vendas na semana passada.

Vendas de carros na China em maio

No período compreendido entre 6 e 12 de maio, a Xiaomi vendeu apenas 1 100 unidades do seu SU7. Esta cifra representa uma queda de 15,38% face à semana anterior, período em que a marca vendeu 1 300 carros.

Com base nos dados divulgados pela CarNewsChina, a Xiaomi vendeu, até 12 de maio, 4 400 veículos na China. Uma cifra bastante distante dos tubarões do mercado.

Segundo a mesma fonte, a BYD continua a ser líder confortável na venda de veículos elétricos na China. Esta marca vendeu, na segunda semana de maio, 68 500 veículos só no seu país.

Em segundo lugar surge a Tesla com um registo de 9 800 veículos no mesmo período. O top-3 fica fechado com a marca Wuling com 9 400 veículos vendidos em igual período.

Como se pode constatar, a Xiaomi ainda tem um longo percurso a percorrer até chegar aos lugares cimeiros desta hierarquia. É um trabalho que não se concretiza numa questão de meses, portanto, teremos de aguardar para observar a sua curva de crescimento.

Entretanto, a empresa chinesa estima que irá vender 100 mil unidades do SU7 até ao final do ano. Isto significa uma média de 11 mil veículos vendidos por semana no que resta do ano.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.