Xiaomi agiu a "todo o gás" e já resolveu os problemas com a Google!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem foi com grande surpresa que recebemos a informação de que a Google tinha retirado todo o acesso dos produtos da Xiaomi/Mijia ao seu ecossistema. Desta forma, todos os utilizadores que tinham produtos da Xiaomi integrados na sua Google Assistant ou Google Home, deixaram de os conseguir utilizar.

Este acontecimento deveu-se a um problema com os dispositivos da marca que, começaram a apresentar em algumas situações feeds de câmaras de utilizadores aleatórios. Garantidamente, este não é o cenário que nenhum utilizador imagina quando compra uma câmara de segurança.

Xiaomi já confirmou oficialmente que o problema está resolvido!

Se a Google agiu prontamente para evitar que mais utilizadores tivessem a sua privacidade em risco, a Xiaomi não se ficou atrás na velocidade com que resolveu o problema. Apenas um dia depois de "rebentar a notícia", a marca já confirmou oficialmente que o problema foi identificado e corrigido.

Através de um comunicado oficial, a empresa voltou a realçar que mantém sempre a privacidade e segurança de informação pessoal dos seus utilizadores como prioridade máxima. Após receberem informação sobre o problema com a ligação da Mi Home Security Camera Basic 1080p e o Google Home Hub, a sua equipa colocou "mãos à obra" para resolver o problema.

A Xiaomi realizou uma investigação após ter resolvido o problema, descobrindo que o problema foi causado por uma atualização de cache no dia 26 de dezembro. Esta atualização foi realizada para melhorar a qualidade dos streams, mas acabou por ter um efeito secundário indesejado em alguns utilizadores.

De acordo com a marca, esta situação verificou-se apenas em utilizadores que tinham uma ligação à internet muito fraca. A Xiaomi foi ainda mais a fundo, reportando que encontrar 1044 utilizadores afetados por este problema. Relembram ainda que este problema não se verificou em utilizadores que têm as suas câmaras ligadas à aplicação Mi Home.

Quando é que a Google vai terminar o bloqueio aos produtos da Xiaomi?

Apesar da fabricante ter confirmado que o problema já está resolvido, não existe ainda nenhuma informação sobre quando é que a Google poderá voltar a permitir a interação entre os produtos Xiaomi e o seu ecossistema.

Se por um lado a Xiaomi foi extremamente rápida a resolver o problema, certamente que a equipa de engenheiros da Google irá precisar de analisar os relatórios sobre a investigação feita pela marca. Além disso, vão ainda precisar de testar os vários produtos de forma a garantir que o problema não persiste.

Ainda assim, será de esperar que tudo volte ao normal dentro de alguns dias. Até lá, descobre as principais razões para comprar o Xiaomi Mi Note 10 Pro em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cuidado! Produtos da Xiaomi foram colocados na "lista negra" da Google! Entende porquê
  • Xiaomi, OPPO e Vivo já começaram a disponibilizar a sua funcionalidade tipo AirDrop
  • Xiaomi vai investir $7 mil milhões em tecnologias que vais gostar!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.