A Google publicou o changelog oficial do patch de segurança de fevereiro de 2026 para Android e explicou que foi feita a correção de uma falha considerada crítica.
Embora certos telemóveis Xiaomi já tenham recebido a atualização, vários modelos Redmi e POCO vão ter de aguardar até 3 de março devido à pausa associada ao Ano Novo Chinês, que teve início a 12 de fevereiro. Durante este hiato, tudo o que diz respeito a atualizações fica suspenso.
Qual a falha crítica?
Em causa está a correção da vulnerabilidade CVE 2026 0106, identificada no controlador VPU (Unidade de Processamento de Vídeo) do sistema Android.
Em termos simples, esta falha permitia que aplicações maliciosas obtivessem permissões de root (uma espécie de superadministrador com acesso quase total a dados pessoais e ficheiros) sem ser preciso qualquer ação direta do utilizador.
Ou seja, não era necessário carregar em links suspeitos ou conceder permissões adicionais para cair neste esquema. Tudo o que era preciso era instalares uma aplicação infetada para que o atacante pudesse comprometer o sistema.
Nos últimos dias, também a Apple deixou um sério alerta a todos os seus utilizadores sobre um problema muito semelhante.
O que fazer enquanto a atualização não chega
Até que a atualização de segurança de fevereiro de 2026 esteja disponível no teu dispositivo, há certos comportamentos que deves adotar para minimizar o risco:
- Evitar a instalação de ficheiros APK provenientes de fontes desconhecidas;
- Descarregar aplicações apenas através da Google Play Store;
- Verificar regularmente a disponibilidade de atualizações no menu de segurança do sistema.
