Xiaomi compra 65 milhões de ações da dona da BlackBerry e Alcatel

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi decidiu atacar no mercado como a compra de 65 milhões de ações da TCL, empresa que comprou a BlackBerry e a Alcatel.

Ainda que não seja a primeira vez que as empresas chinesas entram numa parceria, a compra das ações por parte da Xiaomi dá-nos a entender que o relacionamento está melhor que nunca.

Vê ainda: Nvidia: RTX 2060 anunciada, com resultados impressionantes!

Porém, não imagines que 65 milhões de ações vai dar muita autoridade à Xiaomi na TCL. De acordo com as informações, este volume corresponde apenas a 0.48% da empresa.

Xiaomi compra apenas 0.48% da TCL neste negócio

Certamente por isso é que as ações da "TCL Corporation" vale apenas 0.34€ (2.66 CNY). Feitas as contas, e presumindo que a Xiaomi comprou as ações da TCL numa altura onde o preço rondava o que está neste momento, a jovem empresa chinesa gastou cerca de 22 milhões de Euros com este investimento.

Mas o que se pode esperar desta parceria?

A Xiaomi não está a olhar para este investimento para o mundo mobile. Pelo menos para já. Ainda que a TCL seja a dona da BlackBerry e Alcatel, o objetivo do investimento da Xiaomi passa por trazer mais capacidade de engenharia, conhecimento e produção nos produtos destinados à casa.

Aliás, a TCL é um perfeito exemplo de como se faz produtos de qualidade com um preço reduzido. Embora no segmento de smartphones continue a não liderar, a empresa chinesa tem um bom destaque em televisões e ar-condicionados. Segmento onde a Xiaomi começa também a entrar.

Podemos esperar que a Xiaomi invista ainda mais na TCL?

Visto que o propósito deste "pequeno" investimento passa por diferentes áreas que a Xiaomi está ainda a explorar, não me parece que vejamos uma Xiaomi a comprar mais ações ou "poder" dentro da TCL. Porém, nada sabemos do futuro. Todos sabemos o nome que a BlackBerry tem no mercado. Conciliar a Xiaomi à segurança da BlackBerry não seria mal pensado.

Editores 4gnews recomendam:

Android Q: Ficou agora confirmada a presença do ‘Dark Mode’

Google desmente qualquer intenção de começar a cobrar pelo Android

9 novos jogos Grátis que chegaram à Google Play Store e tens de instalar

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.