Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 17 Ultra tem um novo rival sério: Vivo X300 Ultra chega em breve

Com duas câmaras de 200 megapixels e o chip mais potente da Qualcomm, o X300 Ultra pode ser o rival direto do topo de gama da Xiaomi.

Vivo X300 Ultra
Vivo 300 Ultra. (Imagem: Vivo)

A Vivo confirmou oficialmente a data de lançamento do Vivo X300 Ultra, encerrando os rumores que circulavam nas últimas semanas. O novo smartphone topo de gama da marca será apresentado no dia 30 de março para o mercado chinês.

O evento também marcará a chegada de outros produtos da empresa, incluindo o Vivo Pad 6 Pro, o Vivo X300s e o kit teleconversor ZEISS Telephoto Extender Gen 2 Ultra que havia sido anunciado anteriormente durante a MWC 2026, conforme reportou o Android Headlines.

Vivo X300 Ultra tem design revelado antes do lançamento

Além da data de lançamento, a Vivo também revelou o design do Vivo X300 Ultra. O smartphone mantém um visual clássico, com ecrã plano, moldura reta e tampa traseira plana.

Na parte traseira, o aparelho traz um grande módulo circular de câmaras, que concentra três recortes dedicados aos sensores. O módulo projeta-se ligeiramente para fora da traseira do dispositivo, embora aparentemente menos do que se esperava inicialmente.

Vivo X300 Ultra
Vivo 300 Ultra. (Imagem: Vivo)

Também é possível ver a posição dos botões de ligar/desligar e de volume, localizados na lateral do smartphone.

Outro detalhe que chama a atenção é o design bicolor utilizado pela Vivo em algumas variantes. No modelo verde apresentado, por exemplo, a parte inferior da tampa traseira tem um tom esbranquiçado.

Vivo X300 Ultra contará com processador topo de gama da Qualcomm

A empresa também confirmou que o Vivo X300 Ultra será equipado com o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, um chip que já era esperado para este modelo.

O smartphone também promete apostar forte no conjunto de câmaras. A câmara principal utilizará o sensor Sony LYT-901 de 200 megapixels, considerado um dos sensores mais avançados da fabricante.

Vivo X300 Ultra
(Imagem: Vivo)

Além disso, o aparelho contará com uma câmara teleobjetiva periscópica de 200 megapixels, baseada no sensor ISOCELL HP01, que recebeu melhorias específicas da Vivo.

O conjunto será complementado por uma câmara ultra-angular de 50 megapixels, equipada com um sensor de 1/1,28 polegadas, maior do que muitos sensores utilizados atualmente em smartphones.

Com esta configuração, a Vivo promete entregar um sistema de câmaras bastante poderoso e rivalizar diretamente com outros topos de gama Android como o Galaxy S26 Ultra e Xiaomi 17 Ultra.

Vivo X300s também traz novidades importantes

Enquanto o Vivo X300 Ultra será o principal destaque do evento, o Vivo X300s também deverá chegar com algumas características interessantes. O modelo será o primeiro smartphone da série Vivo X a contar com um ecrã de 144 Hz, oferecendo uma experiência mais fluida em jogos e navegação.

Vivo X300S
Vivo 300S. (Imagem: Vivo)

Outro ponto que chama a atenção é a bateria de 7.100 mAh, consideravelmente maior do que a do Vivo X300 padrão, que utiliza uma unidade de 6.040 mAh.

O dispositivo também trará um conjunto de câmaras Zeiss de 200 megapixels e as especulações indicam que ele será equipado com o processador Dimensity 9500.

E quando acontecerá o lançamento global?

Até ao momento, ainda não há informações sobre a data de lançamento global do Vivo X300 Ultra e do Vivo X300s. Mas vale a pena lembrar que a Vivo não comercializa os seus produtos em Portugal de forma direta há alguns anos. No entanto, ainda é possível comprar os dispositivos da fabricante em lojas online como a Amazon e a Powerplanet, como é o caso do Vivo X300 Pro, lançado no início de 2026:

vivo X300 Pro 16 GB + 512 GB
vivo X300 Pro 16 GB + 512 GBEcrã plano de 6,78", câmara ZEISS APO de 200 MP, processador Dimensity 9500, resistência IP68/IP69
1 199,00 €Amazon
1 249,00 €-4%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.