
Um dos smartphones mais aguardados de 2025 foi finalmente revelado. O Xiaomi 17 Ultra foi apresentado na última quarta-feira de Natal (25) com evoluções de hardware, focando especialmente nas capacidades fotográficas. Além da edição padrão, que chega ao mercado chinês a partir de 6.999 yuans (850 euros), foi apresentada a Leica Edition, que é significativamente mais cara, custando a partir de 7.999 yuans (970 euros). Mas afinal, o que há de especial nesta edição do grande lançamento da Xiaomi neste final de ano?
Visual das câmaras Leica que chama a atenção
A edição Leica do Xiaomi 17 Ultra tem as mesmas especificações de hardware do modelo padrão, mas conta com algumas mudanças que chamam a atenção dos entusiastas e amantes de fotografias.
Vamos começar pelo seu design, que traz duas opções de cores: preto e branco. Em ambas as versões, a Leica Edition conta com um logótipo da empresa parceira e um visual bicolor, com a maior parte a ter uma construção em pele vegan, que remete ao design das câmaras da série M da Leica.

Foco na experiência profissional
Agora, partindo para as funcionalidades adicionais, o 17 Ultra by Leica traz um anel físico de 20 rolamentos no contorno do conjunto de câmaras que, ao contrário da edição padrão, permite utilizar um zoom mecânico para alterar a distância focal, dando destaque a pessoas e objetos sem precisar de tocar no ecrã do dispositivo — assim como em câmaras profissionais.
A Xiaomi descreve que o dispositivo também conta com um sensor de deslocamento ótico interno responsável por detetar movimentos mínimos de até 0,03 mm, permitindo o ajuste preciso de focagem através do anel da câmara.

Software exclusivo
Outro diferencial está num software exclusivo da edição especial. OLeica Professional System traz alguns modos de fotografia de câmeras profissionais, como a qualidade Leica M9, que oferece cores com textura de sensores CCD, proporcionando um contraste mais forte, cores mais ricas e um bom desempenho no equilíbrio de luz solar.
O modelo também conta com o estilo M3, que traz cores, tonalidade e a textura granulada semelhante à da película fotográfica preto e branco Leica MONOPAN 50, e a proporção clássica 3:2 full-frame.
Por fim, a Xiaomi destaca que o 17 Ultra by Leica é o primeiro dispositivo móvel a apresentar a tecnologia de proteção de autenticidade de fotos da CAI (Content Authenticity Initiative), graças a um “chip de segurança” responsável por inserir uma assinatura digital nas fotos. Isto garante que as fotos foram capturadas pelo smartphone e não geradas por inteligência artificial.

Preços
Por enquanto, assim como o modelo padrão, o Xiaomi 17 Ultra Leica Edition só foi anunciado para o mercado chinês com os seguintes preços:
-
16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento: 7.999 yuans (970 euros)
-
16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento: 8.999 yuans (1.090 euros)
A expectativa é que o Xiaomi 17 Ultra seja apresentado globalmente durante a CES 2026. Possivelmente, a versão global do Leica Edition também seja anunciada durante a conferência.
