O Xiaomi 17 Pro, um dos topos de gama chineses mais cobiçados do momento, passou pelo teste de resistência mais famoso da internet, o do canal JerryRigEverything no YouTube. E os resultados foram surpreendentes, tanto pela positiva como pela negativa.
Ecrã do Xiaomi 17 Pro é surpreendentemente resistente
Vamos começar pelo ecrã. Protegido pelo Dragon Glass 3.0, uma alternativa da Xiaomi ao Gorilla Glass, o painel AMOLED de 6.3 polegadas aguentou os riscos como um campeão. No teste de dureza de Mohs, só começou a mostrar marcas no nível 7, aguentando o nível 6 sem problemas.
Isto coloca o vidro da Xiaomi quase ao mesmo nível de resistência a riscos do aclamado Ceramic Shield 2 do iPhone 17 Pro, que se saiu ligeiramente melhor no mesmo teste. É uma excelente notícia para a durabilidade do ecrã no dia a dia e é notado que está acima de qualquer outro smartphone Android já lançado neste campo.
Traseira é de plástico
No entanto, esta resistência de topo não se estende à traseira. O vidro que cobre a parte de trás do telemóvel riscou logo no nível 6, o resultado habitual para a maioria dos smartphones. Mas a maior surpresa estava guardada para a construção. Ao raspar a traseira, JerryRigEverything descobriu que, afinal, não é vidro, mas sim plástico.
É um topo de gama com uma traseira de plástico. Esta escolha tem vantagens óbvias (não estilhaça como o vidro), mas é inesperada num segmento onde o vidro ou a cerâmica são a norma e pode desiludir quem procura uma sensação mais premium. O aro lateral, esse sim, é de alumínio anodizado.
Apesar da traseira de plástico, o Xiaomi 17 Pro passou no teste de dobragem sem qualquer problema. Mostrou que a sua estrutura interna é robusta. No final do vídeo, o YouTuber faz ainda uma desmontagem rápida ao equipamento, para mostrar o seu interior em pormenor.