A nova série Xiaomi 17, apresentada oficialmente ontem, não deixou ninguém indiferente. A "inspiração" no design do "plateau" de câmaras do iPhone é evidente e está a dar que falar. No entanto, a Xiaomi escondeu um trunfo nessa mesma zona traseira nos modelos 17 Pro e 17 Pro Max: um pequeno ecrã secundário.
Este pequeno painel tem as utilidades que poderias esperar, como mostrar widgets com informações úteis ou servir de espelho para tirares selfies com as câmaras principais. Mas a Xiaomi não se ficou por aqui e decidiu levar a ideia para um território completamente inesperado, que é o gaming.
Xiaomi apresentou capa estipo 'gamepad retro' que te permite jogar no ecrã traseiro
Onde a marca chinesa decidiu 'cozinhar' foi ao apresentar a "Retro Handheld Console Case". Trata-se de uma capa oficial que adiciona botões físicos, como um D-Pad circular e botões de ação, à volta do pequeno ecrã traseiro. E transforma o teu smartphone numa espécie de micro consola portátil.
A ideia é, no mínimo, original, mas a execução levanta algumas dúvidas. Pelas imagens e vídeos de demonstração, o ecrã parece demasiado pequeno e os controlos algo apertados para uma experiência de jogo confortável. A utilidade real ainda parece questionável, mas não deixa de ser uma demonstração de criatividade por parte da marca.
Seja esta funcionalidade um sucesso ou apenas uma curiosidade, uma coisa é certa. A Xiaomi mostrou que, mesmo quando segue as tendências de design da concorrência, não tem medo de experimentar e arriscar com conceitos únicos para tentar diferenciar-se.