
A nova série Xiaomi 17 será apresentada na China já na próxima quinta-feira, 25 de setembro. Curiosamente um dia depois de marca apresentar na Europa os Xiaomi 15T. E chega com a honra de ser a primeira a estrear o novíssimo processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm, que será revelado apenas dois dias antes.
Novo processador de topo, baterias gigantes e foco total na fotografia Leica
A marca não se está a conter e já revelou o posicionamento de cada um dos três modelos. O Xiaomi 17 base é descrito como o seu “flagship padrão mais poderoso” até hoje. O Xiaomi 17 Pro assume-se como o “melhor flagship de imagem compacto”, enquanto o topo de gama, o 17 Pro Max, é apresentado como o “pico supremo da tecnologia de imagem da Xiaomi”.
Mas o que realmente impressiona vai além do processador. Os rumores apontam para baterias massivas, que prometem brilhar no campo da autonomia. Estamos a falar de valores que podem chegar aos 7500 mAh no Pro Max e uns incríveis 7000 mAh no modelo base. Até o mais compacto, o 17 Pro, deverá albergar uma célula de 6300 mAh com carregamento sem fios.
Ecrã secundário será a grande estrela
Outro pormenor que promete fazer a diferença é a inclusão de um ecrã secundário na traseira dos modelos Pro e Pro Max. Este ecrã não será apenas para mostrar as horas, já que vai suportar notificações, interações com a IA da marca e funções entre dispositivos.

Como seria de esperar, a fotografia é um dos pilares desta nova família. Os modelos 17 Pro e 17 Pro Max devem chegar com uma configuração tripla de 50 megapixéis na traseira, incluindo um sensor principal SmartSens 590, uma ultra grande angular e uma teleobjetiva periscópica com capacidade macro. Toda a otimização de imagem ficará a cargo da Leica e, para as selfies, podes contar com um sensor frontal de 50 megapixéis com autofoco em todos os modelos.
Para completar o ramalhete de especificações, espera-se que todos os modelos venham equipados com painéis OLED de resolução 2K, com o 17 e 17 Pro a terem 6,3 polegadas e o Pro Max a esticar até às 6,8 polegadas. No mesmo evento de lançamento, a Xiaomi irá também apresentar a nova série de tablets Pad 8.
Relembramos que este lançamento dos Xiaomi 17 será feito apenas na China nesta fase inicial. Só são esperados nos mercados globais durante o primeiro trimestre de 2026.