Foi há relativamente pouco tempo que vimos o Xiaomi 17 ser lançado no mercado chinês. A novidade mais recente é que a versão global deste telemóvel já pode ser encontrada no conhecido (e fiável) banco de dados IMEI da GSMA (via Xiaomi Time).
Como já seria de esperar, o dispositivo foi associado a várias regiões. A cada uma delas, fez-se corresponder uma designação. Em baixo, podes ver a lista:
-
Rússia: OS3.0.0.2.WPCRUXM
-
Indonésia: OS3.0.0.3.WPCIDXM
-
Índia: OS3.0.0.11.WPCINXM
-
Taiwan: OS3.0.0.2.WPCTWXM
-
Global: OS3.0.0.12.WPCMIXM
-
EEE (Europa): OS3.0.0.10.WPCEUXM
O que nos dizem estes números?
À primeira vista, podem parecer apenas números, sem aparente significado. No entanto, como explica a mesma fonte de informação, há uma ligação direta entre estes e o momento de desenvolvimento.
Diz-nos a politica da Xiaomi que, geralmente, quando vemos um dispositivo com uma versão abaixo de “OS3.0.1.0”, isso quer dizer que ainda está numa fase de testes do firmware. Ou seja, a implementação da atualização estável ainda está a ser preparada.
Se a lógica se mantiver face àquilo que aconteceu com o Xiaomi 15, é de esperar que o Xiaomi 17 seja lançado em março de 2026. Ainda assim, não temos qualquer confirmação oficial sobre o assunto.
Sobre o Xiaomi 17
Quanto ao telemóvel em si, este apresenta um ecrã AMOLED de 6,3 polegadas. Ou seja, é um telemóvel compacto, à semelhança do que aconteceu na geração anterior. No processador, terá o melhor chipset do mercado, com o Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5.
Um aspeto onde ficaremos a perder é na bateria, que deverá ser de 6.300 mAh, em vez dos 7.000 mAh com que foi lançado na China. O dispositivo vem ainda com carregamento rápido de 100 W, o que é um valor bastante interessante.
Até lá, podes sempre comprar o Xiaomi 15 Ultra, por exemplo.