No final de outubro foi revelada a nova série Xiaomi 15 e agora surgem os primeiros rumores da próxima geração de smartphones premium da marca chinesa.
Ao que tudo indica, o modelo base Xiaomi 16 vai finalmente ter um sensor periscópio, o que o vai tornar um terminal mais competitivo no mercado dos topo de gama.
A informação chega através do leaker Smart Pikachu que partilhou a boa notícia na rede social Weibo. A confirmar-se a presença deste sensor na configuração de câmara traseira do Xiaomi 16 base, esta é uma atualização significativa face ao modelo anterior.
Tudo porque vai aumentar e melhorar as capacidades fotográficas e de zoom do modelo base da nova série. Recorde-se que os sensores periscópio permitem fornecer um zoom ótico significativamente superior e conseguem obter close-ups de objetos e/ou pessoas com um nível de detalhe maior, ainda que estejam bastante distantes.
Mas o leaker Smart Pikachu adianta ainda que o Xiaomi 16 vai também manter o ecrã de 6,36 polegadas que foi integrado nesta série com a geração Xiaomi 13. Visto que a “fórmula” tem agradado aos utilizadores, a marca chinesa não vai fazer alterações aqui.
De resto, não são ainda conhecidos mais pormenores, até porque os rumores estão a concentrar-se mais no próximo lançamento da marca que será o Xiaomi 15 Ultra.
Espera-se que este modelo chegue em fevereiro de 2025 ao mercado chinês e que seja lançado no mercado global, logo em março.
Como terminal premium que é, o Xiaomi 15 Ultra vai estar equipado com o processador Snapdragon 8 Elite e com uma robusta bateria de 6000 mAh de capacidade com carregamento rápido de 90 watts.
Mas, claro, o destaque vai diretamente para a câmara traseira quádrupla que terá três sensores, cada um com 50 megapixéis de resolução, mais um sensor periscópio de 200 megapixéis.
Enquanto estas novidades não chegam, espreita o Xiaomi 14 que está agora com um desconto de 23% na sua variante de 12 GB de memória RAM e 512 GB de capacidade no armazenamento interno.