A Xiaomi parece estar a preparar uma verdadeira revolução para a câmara do seu próximo topo de gama. Uma nova fuga de informação, vinda do conceituado leaker Digital Chat Station e noticiada por sites como o Gizmochina, sugere que o futuro Xiaomi 16 Ultra poderá ser o primeiro smartphone a combinar um sensor de 200 megapíxeis com um sistema de lentes periscópicas que permite "zoom ótico contínuo".
Se isto se confirmar, estamos a falar de uma tecnologia que pode trazer um novo fôlego à fotografia móvel. Na prática, isto significa que podes esquecer os níveis de zoom fixos a que estás habituado (como 3x ou 5x), onde o telemóvel salta entre lentes e preenche o resto com zoom digital de menor qualidade.
Com esta tecnologia, terás uma experiência de zoom suave e contínua, tal como numa lente de uma câmara DSLR. Ou seja, mantém a máxima qualidade ótica em todas as distâncias focais intermédias. Segundo a fuga de informação, a Xiaomi conseguiu esta proeza através de um sensor CMOS partilhado entre dois segmentos de zoom ótico, minimizando a perda de qualidade.
O resto da câmara também promete ser de topo
Mas as promessas para a câmara do Xiaomi 16 Ultra não se ficam por aqui. O resto do conjunto também promete ser de topo. As fugas de informação anteriores apontam para um sensor principal de 1 polegada com 50 MP, uma câmara ultra grande angular com o sensor Sony LYT-600 de 50 MP e uma câmara frontal para selfies também de 50 MP.
Por dentro, como seria de esperar de um "Ultra", esta máquina virá equipada com o próximo processador de topo da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite 2. E para alimentar esta "besta", a Xiaomi estará a preparar uma bateria absolutamente massiva, com uma capacidade que poderá variar entre os 7000 mAh e os 7500 mAh, muito acima do que é habitual nos topos de gama atuais.
Ainda é cedo e estamos no campo dos rumores, claro. No entanto, o leaker Digital Chat Station tem um historial de fiabilidade muito elevado, e se a Xiaomi conseguir concretizar esta promessa de um zoom ótico contínuo, o Xiaomi 16 Ultra tem tudo para se tornar no telemóvel com o sistema de câmara mais versátil e potente que já vimos até hoje.
Confere a nossa review ao Xiaomi 15 Ultra.