A Xiaomi prepara-se para agitar o mercado de smartphones no próximo mês com uma mudança de estratégia para os seus topos de gama. Em vez dos habituais dois modelos de outono, a marca chinesa vai lançar três novos smartphones na China.
Segundo o leaker Digital Chat Station, será lançado o Xiaomi 16, o 16 Pro e um inédito 16 Pro Max. É importante que não confundas o Pro Max com o futuro 16 Ultra, pois esse modelo continua planeado apenas para o próximo ano, mantendo a tradição de um lançamento posterior.
Primeira novidade confirmada é o carregamento a 100W
A confirmação desta nova gama tripla chegou através do processo de certificação obrigatório na China. Este processo revelou um detalhe importante e comum aos três equipamentos: todos vão suportar carregamento rápido com fios de 100 W.
Isto representa um upgrade face aos 90 W que encontras na série Xiaomi 15 do ano passado. Embora não seja uma revolução na velocidade de carregamento, é um avanço bem-vindo que coloca os três modelos no mesmo patamar nesta característica.
O cérebro das novas máquinas e a corrida pelo lançamento
No coração destes três terminais vais encontrar, segundo os rumores, o ainda por anunciar Snapdragon 8 Elite 2 da Qualcomm. A fabricante de processadores deverá revelar o seu novo chip topo de gama no final de setembro, e a Xiaomi está na "pole position" para ser a primeira marca a anunciar smartphones com este.
A apresentação da série Xiaomi 16 poderá acontecer poucos dias após o evento da Qualcomm, ou seja, ainda durante os últimos dias de setembro. Apesar do lançamento iminente na China, terás de esperar um pouco mais para lhes deitares as mãos em Portugal. Como é habitual, o lançamento global deverá acontecer no próximo ano, e resta saber quais destes três modelos a Xiaomi decidirá trazer oficialmente para fora da China.