A Xiaomi confirmou que vai saltar uma geração nos seus topos de gama. Esquece o Xiaomi 16, porque a marca vai lançar já este mês a nova série Xiaomi 17. O motivo parece ser competir diretamente, e no mesmo patamar, com o iPhone 17 da Apple.
A confirmação veio diretamente da Xiaomi China, com o seu executivo Lu Weibing a explicar a estratégia de concorrência ao seu "maior concorrente". O lançamento será feito um mês mais cedo que o da geração anterior.
Três novos topos de gama e a promessa de não haver aumento de preço
A nova gama será composta por três modelos, o Xiaomi 17, o Xiaomi 17 Pro e o Xiaomi 17 Pro Max. O 17 Pro é descrito como o "flagship compacto mais sofisticado" da marca, enquanto o 17 Pro Max é apresentado como o "flagship mais poderoso da história da Xiaomi".
Mas a melhor notícia para a tua carteira está no modelo base. A Xiaomi garante que o Xiaomi 17 terá uma atualização completa em todas as áreas sem qualquer aumento de preço, mantendo o valor de 4499 iuanes (cerca de 538 € na China) para a versão de 12GB/256GB.
O que esperar dos novos smartphones?
Todos os três modelos serão os primeiros do mundo a estrear o novo e potente processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 (também referido como Snapdragon 8 Extreme Edition). Para além do processador, as outras especificações prometem.
Os rumores apontam para baterias massivas: 7000 mAh para o Xiaomi 17, 6300 mAh para o 17 Pro (com carregamento sem fios) e uns incríveis 7500 mAh para o 17 Pro Max. Espera-se um ecrã OLED 2K de 6,3 polegadas nos modelos 17 e 17 Pro, e um de 6,8 polegadas no Pro Max.
Todos os modelos deverão ter uma câmara selfie de 50 MP com autofocus. Nos modelos Pro e Pro Max, o sistema traseiro deverá contar com três sensores de 50 MP (principal SmartSens 590, ultrawide e telefoto periscópica com suporte para macro).
Os Xiaomi 17 serão assim lançados ainda este mês na China, mas só devem chegar aos mercados globais no primeiro trimestre de 2026.