O último trimestre do ano está, tradicionalmente, reservado para um dos grandes lançamentos da Xiaomi. Mas ainda que cumpra a tradição, este ano, a marca chinesa vai antecipar a apresentação da sua nova série de smartphones de topo.
É logo em setembro que o Xiaomi 16 vai ser apresentado oficialmente e as boas notícias é que vai incluir uma bateria massiva.
Xiaomi 16 vai ser o primeiro smartphone no mercado com Snapdragon 8 Elite 2

As novas informações chegam através do site GSMArena que se apoia num novo rumor vindo da China. Tudo indica que o novo Xiaomi 16 vai ser o primeiro smartphone a chegar ao mercado equipado com o processador Snapdragon 8 Elite.
A confirmar-se a informação não é só a marca chinesa que está a antecipar o seu lançamento. Também a Qualcomm vai apresentar o seu novo chip de topo – Snapdragon 8 Elite 2 – antes do previsto.
Recorde-se que ambas as marcas, até agora, apresentaram sempre as suas novidades durante o mês de outubro. Mas este ano vão antecipar os lançamentos para setembro, o mesmo mês em que a Apple vai lançar a nova série iPhone 17.
O que sabemos sobre o Xiaomi 16
Para já, são poucas as informações que temos sobre o próximo Xiaomi 16. É público que o smartphone vai estar equipado com o novo processador de topo da Qualcomm, como habitualmente.
E um novo rumor reforça a ideia de que o Xiaomi 16 vai ter uma atualização significativa na bateria. Diz o site GSMArena, que o modelo está a ser testado com uma unidade massiva com 6.800 mAh de capacidade.
Recorde-se que o modelo anterior, na sua versão europeia, inclui uma unidade de 5.240 mAh enquanto a variante chinesa tem uma bateria com 5.400 mAh. Ora esta será uma atualização significativa e muito desejável que vai afetar a autonomia do terminal. Resta saber se a Europa vai receber o modelo com esta bateria enorme ou se terá o smartphone com uma célula mais pequena.