O Xiaomi 15 Ultra e o iPhone 16 Pro Max representam o topo nos smartphones da Xiaomi e da Apple para esta geração. São dois smartphones lançados por 1499 €, mas que seguem filosofias diferentes. Mas como se comparam, segundo o Gizmochina?
A Xiaomi aposta forte nas especificações de hardware mais avançadas, enquanto a Apple continua a refinar a experiência do seu ecossistema e a otimização do software.Escolher entre um e outro vai depender muito daquilo que tu realmente procuras num telemóvel de última geração.
Design e construção
No que toca a design e construção, ambos são equipamentos premium. O Xiaomi 15 Ultra utiliza fibra de vidro de grau aeroespacial e uma moldura de alumínio, com uma opção de traseira em eco-pele que dá um aspeto diferenciado.
O iPhone 16 Pro Max aposta numa moldura em titânio de grau 5, que lhe pode dar uma ligeira vantagem em durabilidade. Mantém o seu design minimalista e reconhecido, que muitos consideram mais refinado na mão.
Ecrã
Passando ao ecrã, o Xiaomi parece levar a melhor nas especificações puras. Apresenta um painel LTPO AMOLED com resolução 1440p e um pico de brilho impressionante de 3200 nits. O iPhone 16 Pro Max, com o seu ecrã Super Retina XDR OLED de 6.9 polegadas, tem uma resolução inferior, mas compensa com precisão de cor, apesar do pico de brilho ser menor (2000 nits).
Se queres o ecrã mais nítido e brilhante para consumir conteúdo, o Xiaomi destaca-se. Se preferes a suavidade integrada com o sistema, o iPhone pode ser mais apelativo.
Desempenho e bateria
No interior temos o Snapdragon 8 Elite no Xiaomi contra o A18 Pro da Apple no iPhone. Embora os processadores da Apple geralmente liderem em eficiência e desempenho sustentado, ambos são processadores de topo capazes de lidar com qualquer tarefa ou jogo.
O iPhone tende a ter vantagem na velocidade do armazenamento, mas o Xiaomi responde com mais memória RAM (12GB ou 16GB contra 8GB no iPhone).
A bateria e o carregamento são um ponto onde a Xiaomi mostra clara superioridade nos números. O 15 Ultra traz uma bateria massiva de 5410mAh face aos 4685mAh do iPhone 16 Pro Max. Além disso, as velocidades de carregamento são muito superiores na Xiaomi: 90W com fios e 80W sem fios, contra valores bem mais modestos na Apple.
Fotografia
Na fotografia, a abordagem também difere. O Xiaomi 15 Ultra aposta num sistema de quatro câmaras, com destaque para o sensor principal de 1 polegada e 50MP e uma impressionante câmara periscópica de 200MP para zoom de longo alcance, acompanhados por uma ultra angular de 50MP.
A Apple mantém um sistema de três câmaras, com um sensor principal de 48MP, uma ultra angular também de 48MP e uma telefoto periscópica de 12MP. O Xiaomi promete mais detalhe e versatilidade no zoom e o 'toque' das lentes Leica. A Apple foca-se na fotografia computacional, estabilização avançada, cores mais naturais e capacidades de vídeo de nível profissional (ProRes, Spatial Video).
Se o zoom extremo é crucial para ti, o Xiaomi leva vantagem. Se a prioridade é vídeo de qualidade e consistência geral, o iPhone tende a ser superior.
Podes ler a nossa análise completa ao Xiaomi 15 Ultra.