Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 15: mais revelações sobre o smartphone que era um mistério

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Assim que a Qualcomm anunciar o seu processador Snapdragon 8 Elite, vai começar uma série de lançamentos no segmento de smartphones premium. A Xiaomi será uma das marcas a participar nesta reta final de “outubro” quente com a sua nova série Xiaomi 15.

São vários os rumores a circular, mas sobretudo do modelo mais avançado que não será lançado a nível global. Mas agora, o leaker Yogesh Brar revelou algumas das principais especificações do modelo base, Xiaomi 15, que estava envolto numa aura de mistério.

Especificações esperadas no Xiaomi 15

Xiaomi 14
O Xiaomi 14, aqui na imagem, foi lançado globalmente no fim de fevereiro deste ano, durante o Mobile World Congress Crédito@Xiaomi

De acordo com o conhecido leaker, o Xiaomi 15 vai estar equipado com um ecrã AMOLED de 6,36 polegadas que vai fornecer uma resolução 1,5K e uma taxa de atualização de 120 Hz, à semelhança do que acontece com o seu antecessor.

Parece que a atualização vai acontecer no nível de brilho, com o novo terminal a fornecer um pico máximo maior do que o modelo anterior. No entanto, mantêm-se em segredo os valores desse mesmo brilho máximo.

Tal como o modelo Pro, também o Xiaomi 15 vai alojar no seu interior o novo processador Snapdragon 8 Elite e uma bateria de 5500 mAh. E é aqui que está uma boa atualização, tendo em conta que o modelo anterior está equipado com uma unidade de 4610 mAh.

Quanto ao carregamento rápido, este deverá manter-se nos 90 watts com fios e nos 50 watts sem fios. Por outras palavras, com os cabos o terminal chega aos 100% em cerca de 30 minutos e sem fios demora 46 minutos a ficar com a bateria totalmente carregada.

Quanto á configuração de câmara, o Xiaomi 15 vai manter os três sensores de 50 megapixéis, com o telefoto a fornecer o mesmo zoom ótico de 3,2x. A mudança vai ser a substituição do sensor principal Light Fusion 900 pelo OV50H.

Esta alteração vai trazer benefícios para os utilizadores, uma vez que o novo sensor OV50H, com 1/1,3 polegadas de tamanho, fornece um melhor desempenho em condições de baixa luminosidade e em foco automático.

De resto, o modelo vai chegar a executar HyperOS 2.0, já baseada no sistema operativo Android 15. Espera-se que o Xiaomi 15 seja lançado a nível global no início do próximo ano, à semelhança do que aconteceu com o modelo anterior Xiaomi 14 disponível em Portugal por 899,99 €.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt