O Xiaomi 14 Ultra acaba de ser lançado no mercado global e vem suceder ao também modelo fotográfico Xiaomi 13 Ultra.
Sendo a iteração seguinte, o novo smartphone da marca chinesa eleva a fasquia, mas concretamente quais são as diferenças que fazem toda a diferença? Neste artigo mostramos-te as melhorias do novo fotográfico da Xiaomi.
1. Câmara: novo sensor primário reflete a melhoria
A diferença mais significativa entre as câmaras traseiras dos dois modelos é que o Xiaomi 14 Ultra conta com o Sony LYT-900 como sensor principal. Este fornece uma resolução de 50 megapixéis e uma abertura variável f/1.63 mais ampla. Recorde-se que o modelo 13 conta com uma abertura de f/1.9.
Por sua vez, o sensor periscópio de 120 mm do novo modelo tem também uma abertura de f/2.5, o que é igualmente uma melhoria em relação ao antecessor.
Junte-se ainda os modelos IA FusionLM, ToneLM, ColorLM e PortraitLM incluídos no chip Neural Xiaomi AISP e temos uma câmara que, provavelmente será uma das melhores do ano.
2. Bateria maior e mais autonomia
O Xiaomi 14 Ultra está equipado com uma bateria maior de 5300 mAh. O modelo anterior conta com uma unidade de 5000 mAh. De acordo com a própria Xiaomi, ainda que a bateria do 14 Ultra seja maior, ocupa menos 8% do espaço no interior do modelo.
Como não podia deixar de ser, uma bateria maior traduz-se em mais autonomia e a marca chinesa anuncia que melhorou a vida útil em aproximadamente 17%, em relação ao modelo 13 Ultra.
Ambos os modelos fornecem carregamento rápido de 90 watts. Mas a Xiaomi anuncia tempos de carregamento diferentes. Diz a marca que o Xiaomi 14 Ultra demora 12,5 minutos a ficar com a bateria a 50% enquanto o Xiaomi 13 Ultra leva 17 minutos a atingir o mesmo patamar.
3. Desempenho melhorado com Snapdragon atualizado
Tal como, no ano passado, o Xiaomi 13 Ultra apoiava o seu desempenho no processador de topo da Qualcomm, este ano o Xiaomi 14 Ultra faz o mesmo, mas com a versão mais atual do mesmo processador.
Por outras palavras, passámos do Snapdragon 8 Gen 2 para o Snapdragon 8 Gen 3 e, claro, o desempenho foi melhorado, sendo ainda mais rápido e fluido, graças à ajuda dos 16 GB de memória RAM.
Acrescente-se ainda o novo chip Surge T1 que vem melhorar as comunicações móveis em 37% e as ligações Wi-Fi e Bluetooth em 16%.