Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 12 Ultra: o que já sabemos sobre o próximo smartphone para fotografia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A nova geração de smartphones Xiaomi 12 foi apresentada no final de dezembro de 2021, na China. É composta por três dispositivos móveis, a saber, o Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro, bem como o Xiaomi 12X, faltando apenas conhecer a versão Xiaomi 12 Ultra.

Entretanto, contamos também com a chegada dos dois primeiros modelos - Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro - à Europa até ao final do primeiro trimestre do ano, ou seja, até ao fim de março. Até lá, também poderemos ficar a conhecer oficialmente a versão Ultra.

O smartphone mais premium será o Xiaomi 12 Ultra

Ainda que a Xiaomi não tenha sequer confirmado a existência de um modelo Ultra dedicado sobretudo à fotografia, isto não impediu o mercado mobile de fervilhar com tal hipótese. Com efeito, à semelhança do Xiaomi Mi 11 Ultra apresentado no 1.º trimestre de 2021, também para este ano contamos com um novo modelo Ultra a desafiar os limites da fotografia.

O novo aparelho estará predestinado para dominar o ranking da DxOMark à semelhança do modelo atual. Tal como em 2021, a fabricante chinesa dedicará mais atenção ao quesito fotográfico e pode, inclusive, dar a conhecer a parceria com a Leica. Este último ponto tem sido bastante divulgado nas rede socais, mas pode não passar de especulação.

Entretanto, o leaker Digital Chat Station, através da rede social chinesa Weibo, partilhou um esboço daquilo que pode ser o painel traseiro do Xiaomi 12 Ultra.

O destaque vai para a câmara fotográfica do Xiaomi 12 Ultra

Ainda de acordo com o leaker Digital Chat Station, o módulo de câmara principal pode ocupar uma porção significativa do painel traseiro do telefone. Mais concretamente, a faixa das câmaras pode estender-se ao longo de toda a largura do telefone.

Caso tal se verifique será um módulo de câmaras enorme, algo que já tem sido sugerido em fugas de informação anteriores. Além disso, o leaker aponta que este módulo terá uma aparência geral retangular e não circular como temos visto em algumas imagens.

Mais concretamente, as câmaras podem formar um círculo, sim, mas estarão destacadas com um elemento retangular na traseira do smartphone em questão. Este é o entendimento atual do leaker em questão.

O novo smartphone Ultra pode abdicar do ecrã secundário

Esta mesma fonte sugere que também o futuro Xiaomi MIX 5, além do NEX 5 da Vivo poderão partilhar alguns elementos como o design geral do telefone. Além disso, deverão também comungar da primazia dada às câmaras fotográficas e surpreender com novas soluções de carregamento rápido e autonomia de bateria.

Ainda de acordo com as mais recentes fugas de informação o novo modelo pode não contar com display traseiro. Este elemento, presente no Xiaomi Mi 11 Ultra, serve sobretudo para ajudar o utilizador a enquadrar as fotografias e gravações ao usar a câmara principal para captação de conteúdo.

Mais atenção dada ao software de processamento de imagem e qualidade das lentes

Por outro lado, a Xiaomi promete já o "mais poderoso sistema fotográfico do mercado, bem como o melhor algoritmo da empresa". Ou seja, além do novo hardware de topo, também a otimização da imagem e respetivo algoritmo de processamento será reforçado para a próxima geração de smartphones ultra premium.

Por fim, ainda não sabemos exatamente quais os sensores a usar pela Xiaomi no seu 12 Ultra. Todavia, os rumores apontam o sensor Samsung GN5 de 50 MP para uma das câmaras, ao passo que outros sugerem a estreia do ISOCELL HP1 de 200 MP, também fabricado pela gigante sul-coreana.

As demais caraterísticas do telefone serão, claro, de topo, com o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm a ser um dado adquirido. Seguindo o mesmo mote, terá também carregamento muito rápido, bem como bastante memória RAM e armazenamento interno.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Find N: smartphone dobrável posto à prova no teste JerryRigEverything
  • Redmi Note 11: o que esperar da nova gama de smartphones Xiaomi
  • Google Pixel Watch já sabemos quando pode chegar este smartwatch
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.