Há poucas horas, a Xiaomi anunciou duas tecnologias exclusivas do Xiaomi 12 Pro. As duas tecnologias estão no ecrã e otimizam o desempenho deste.
Fica a conhecer todos os pormenores das recém-anunciadas tecnologias de ecrã deslizante de velocidade variável e modo de proteção ocular natural.
Em que consiste a tecnologia de ecrã deslizante de velocidade variável?
Antes de percebermos como funciona a anunciada tecnologia exclusiva de ecrã deslizante de velocidade variável, convém recordar que o Xiaomi 12 Pro está equipado com um ecrã LTPO com uma resolução 2K+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.
Com estes elementos em mente, a marca chinesa explica que o ecrã LPTO permite que reduzir a taxa de atualização, quando há necessidade de poupar energia. Esta é a parte da responsabilidade do hardware, mas para tudo resultar o software também tem de cooperar.
E é neste ponto que entra a nova tecnologia Smart Dynamic Refresh Rate da marca. Para garantir uma navegação fluida e suave, assim que o utilizador toca no ecrã, a taxa de atualização é logo de 120Hz e consoante a velocidade de deslizamento no ecrã diminui, a nova tecnologia reduz também a taxa de atualização. O que vai reduzir o consumo de energia.
Atualmente, o Xiaomi 12 Pro é o único smartphone Android com este recurso disponível. Saliente-se ainda que em ambientes de navegação e leitura, o ecrã fica estacionário, sendo que a taxa de atualização poderá ser de 10 Hz até 1 Hz para poupar o máximo possível a vida útil da bateria.
Modo de proteção ocular natural
Outra das novidades anunciadas foi o modo de proteção ocular natural que faz ajustes diferentes para cores distintas. Na prática, com esta tecnologia a marca chinesa está a tratar cada cor de uma determinada maneira para que a luz azul, a mais prejudicial à visão, seja reduzida sem afetar a tonalidade das cores.
Recorde-se que o Xiaomi 12 Pro tinha já o título de melhor ecrã de sempre da marca chinesa, graças ao Dolby Vision e escurecimento de 10.000 níveis. Recorde-se que o ecrã do terminal oferece também suporte para vídeo HDR, assim como obteve a classificação DisplayMate A+.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi atinge novo recorde mundial com os smartphones Redmi Note
- Redmi K50 Pro vai ter esta característica igual ao Xiaomi 12 e ao Realme GT 2 Pro
- Motorola vai passar a perna à Xiaomi e ser a primeira com esta característica