A marca chinesa já confirmou. A sua série de smartphones Xiaomi 12 não vai ter um recurso importante e muito antecipado do HyperOS.
Depois de vários testes intensivos, a Xiaomi não vai incluir a funcionalidade “advanced textures” nesta série de smartphone.
Autonomia de bateria e suavidade do sistema na origem da decisão
Na origem desta decisão da Xiaomi está a autonomia de bateria. Todos os testes feitos para incluir o recurso advanced textures na série de smartphones Xiaomi 12 tiveram o mesmo resultado: uma perda de 10% na autonomia da bateria.
Este é um fator crítico para os utilizadores e para uma boa experiência com os smartphones da marca. Mas este não foi o único problema encontrado.
Também a suavidade do sistema foi profundamente afetada. Mais especificamente, a Xiaomi detetou graves anomalias em áreas usadas com bastante frequência, nomeadamente menu suspenso de notificações. Neste ponto, a marca chinesa registou uma queda no desempenho superior a 10%.
A marca chinesa fez várias tentativas para superar estes problemas, mas sendo confrontada com soluções ineficazes, tomou a decisão drástica de não incluir o recurso advanced textures na série de smartphones Xiaomi 12.
Ainda que esta decisão possa desiludir os utilizadores desta geração de smartphones, a marca chinesa mostra que prefere dar prioridade a questões práticas na utilização de um smartphone – como o desempenho – ao invés de valorizar o aspeto visual.
Recorde-se que o recurso advanced textures utiliza técnicas modernas de renderização para introduzir efeitos visuais e de profundidade na interface HyperOS.
Este recurso era um exclusivo de smartphones premium – Xiaomi 14, 14 Ultra, 13 e 13 Pro –, mas a marca chinesa pretende integrá-lo em modelos mais antigos e do segmento médio que não contam com processadores tão potentes.