Xbox Series S poderá ser a melhor consola do mercado em relação qualidade / preço

Carlos Oliveira
Comentar

Depois da revelação da Xbox Series X, a Microsoft terá nos seus planos uma versão mais económica. Ao que tudo indica, está ficará conhecida como Series S e poderá ser relevada já em agosto.

Com o aproximar dessa data, é natural que se comece a falar mais sobre a consola. Desta feita, temos a indicação de que a nova Xbox Series S contará com 20 unidades de computação.

As unidades de computação dizem respeito à gráfica das consolas e permite-nos ter uma ideia do seu desempenho. Por comparação, a Xbox Series X virá com 52 unidades de computação e a PlayStation 5 com 36.

Tom is often fast and loose with technical facts, but I’m with him on checking people who think that having “only” 20 CUs will hold back next-gen games. Twenty 5nm RDNA2 CUs seems perfect for a modern portable gaming hardware profile at 720p/1080p that’s compatible with 900 games https://t.co/Lu4nIeQoE3

— Matt Hargett (@syke) 2 de julho de 2020

Esta informação foi avançada pelo editor Tom Warren, do The Verge, e mais tarde corroborada por um ex-engenheiro da PlayStation. Ademais, o último adianta que o processador da Xbox Series S será construído na litografia de 5nm.

Este último dado assume uma maior relevância pelo facto de tanto a Xbox Series X como a PlayStation 5 serem lançadas com processadores de 7nm. Ou seja, a Microsoft está disposta a sacrificar o timing de lançamento desta consola para nos oferecer algo mais eficiente.

O preço da Xbox Series S será o seu principal trunfo

Embora a nova Xbox series S possa perder um pouco no desempenho para a sua irmã Series X e a rival PlayStation 5, será no preço que ela se destacará. Os últimos rumores apontam para um valor na casa dos 200€, o que seria uma valente pechincha.

Por este valor, estarias a comprar uma consola capaz de correr jogos numa resolução máxima de 1080p. Além disso, a Xbox Series S deverá correr os mesmos títulos que as outras duas e terá ainda suporte à tecnologia ray tracing.

Ou seja, para aqueles que não gamers hard core e que não exijam que os seus jogos corram a 4K, esta consola poderá ser a melhor hipótese. Terão acesso aos novos títulos do mercado e novas tecnologias, por um preço bem mais vantajoso.

O posicionamento da PlayStation 5 Digital Edition será importantíssimo para a Xbox Series S. Essa será a sua principal rival, da qual ainda não temos nenhuma informação.

Todos os dados aqui referidos ainda não são oficiais, portanto não te esqueças da habitual pitada de sal. Espera-se que a Microsoft revele a sua consola nas próximas semanas, onde ficaremos a saber quais as diferenças para a Series X.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.