Xbox One X - A consola mais poderosa do mundo pertence à Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Está na hora de conhecerem a Xbox One X, a mais recente criação da Microsoft. Esta é a sucessora da PlayStation 4 Pro da Sony. Quão mais poderosa? Ora, e que tal correr alguns jogos em resolução 4K Ultra-HD a 60 frames por segundo? Soa bem? Foi mesmo isso que a Microsoft apresentou hoje na E3. A nova consola que chegará às lojas a partir do dia 7 de novembro. O preço da consola será de $499 dólares.

Do Scorpio à Xbox One X

Finalmente ficamos a conhecer a consola em todo o seu esplendor. Bom, o seu aspecto é bastante sóbrio. Preto e angular. Formato de caixa. Muito semelhante à Xbox original mas com uma base bastante mais elegante. Pelos vistos a Microsoft resolveu aprimorar o já de si elegante design da Xbox One S e os resultados estão à vista. Apesar do seu aspecto de "caixa", segundo afirma a Microsoft, esta é a consola mais compacta de sempre.

No interior da Xbox One X temos características e especificações deveras impressionantes. Nada mais nada menos do que uma gráfica (GPU) com 6 teraflops de capacidade gráfica com velocidades/frequência de 1.17GHz. Comparativamente, a sua grande rival PlayStation 4 Pro tem "apenas" 4.2 teraflops de poder gráfico.

A nova consola da Microsoft conta ainda com 12GB de memória RAM GDDR5 e será capaz de te proporcionar uma experiência de jogo em 4K/HDR com suporte para a tecnologia de som Dolby Atmos. Se não tiveres uma televisão 4K a Microsoft afirma que até os jogos em 1080p Full-HD vão parecer ainda melhores graças ao supersampling com todo o poder da nova Xbox One X.

Peculiaridades da Xbox One X

A nova Xbox One X terá ainda uma drive /leitor de Blu-ray 4K, tal e qual a PlayStation 4 Pro não oferece. Algo que nos surpreendeu pela positiva é a retro-compatibilidade dos jogos. Sim, podes jogar todos os títulos da tua Xbox One original na nova Xbox One X. Já podes começar a fazer as contas ao quanto vais poupar graças a isto!

Outra das novidades e características vanguardistas presentes na Xbox One X é o sistema de arrefecimento. Aqui temos um sistema de refrigeração líquido que utiliza câmaras de vapor (evaporação - condensação) para impedir que a consola aqueça demasiado. Esta característica/funcionalidade é popular nos PC's de Gaming e tendo em conta o bruto poder de processamento dentro da nova consola, faz todo o sentido utilizar este sistema. Aliás, ninguém quer voltar a sentir os problemas da Xbox 360. Certo?

Novos títulos para a Xbox One X

Uma nova consola de nada valeria se não tivesse jogos, claro está. Fica descansado pois a Microsoft revelou que o jogo Forza Motorsport 7será lançado juntamente com a nova Xbox One X. E claro, vai correr a 4K a 60fps. Sentirás o verdadeiro poder destes números quando assistires às primeiras imagens do jogo. Com 60 fps sentes, por exemplo, que o efeito de chuva a cair é incrivelmente realista. Este jogo trará ainda mais de 700 carros, um recorde para esta linha de títulos.

Temos ainda o Metro: Exodus da 4A Games que está a ser desenvolvido para a Xbox One X. Este será o novo título da longa linha de jogos first person shooter pós-apocalíptico. Escusado será dizer que todos os detalhes gráficos do jogo estavam incrivelmente detalhados. Foi uma das melhores apresentações que vi em directo da E3.

Sem esquecer o novo capítulo de uma saga que sinceramente já cansa. O Assassin's Creed: Originsfoi apresentado e terá como pano de fundo ao Egipto antigo. E tal como o nome sugere, explorará as raízes e o início de toda a irmandade.

A Microsoft acrescentou que o PlayerUnknown's Battlegrounds chegará à Xbox One X como exclusivo no final deste ano. O jogo tem sido um grande sucesso para PC portanto creio que esta tenha sido uma jogada inteligente por parte da Microsoft. Trata-se de um jogo semelhante ao Battle Royale, multi-jogador em que estás numa ilha com 100 outros gamers e lutam até à morte.

A lista de títulos continua e podíamos estar aqui a elaborar um grande número de jogos. Temos também o State of Decay 2, Deep Rock Galactic, e até o Dragonball Fighter Z. Alguns destes títulos serão exclusivos para a consola da Microsoft e chegam mais no final do ano (alguns só mesmo em 2018). O futuro parece bastante promissor para esta nova consola. Os novos títulos surgirão daqui em diante e neles residirá o sucesso - ou fracasso- da Xbox One X. Afinal de contas, de que serve terem a consola mais potente de sempre s não terás títulos bons ou em número suficiente para dela tirar proveito?

O que achas da Xbox One X? A nova consola da Microsoft que chega às lojas no dia 7 de novembro por $499 dólares?

Outros artigos relevantes:

Motorola Moto X4 e OnePlus 5 vs iPhone 7 – TECH Recap

Android 7.0 Nougat: Lista dos Motorola que não serão atualizados

IT People: Estivemos nos bastidores da Realidade Aumentada (Entrevista)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.