Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xbox Game Pass: aumentos de preços geram revolta e página de cancelamento vai abaixo

O reajuste no preço do Game Pass Ultimate não caiu bem. A revolta dos utilizadores foi tanta que a página de cancelamento ficou inacessível.

Xbox Game Pass preços cancelamento
Imagem: edição de Shuterstock / Miguel Lagoa

O Xbox Game Pass entrou numa nova fase com a reformulação dos planos de subscrição, com destaque para o aumento no preço da versão Ultimate. Agora, a reação dos jogadores demonstra bem o que acharam da mudança: segundo relatos, a página de cancelamento caiu após a onda de utilizadores que correram a desistir do serviço.

Como ficam os novos planos do Xbox Game Pass

Apesar de a Microsoft ter mantido os preços de dois dos planos Game Pass e até ter expandido os respetivos benefícios, um aumento de 50% no preço do plano Ultimate causou polémica e revolta entre os utilizadores. Assim ficaram os novos planos:

  • Essencial (antigo Core) – continua a US$ 9,99/mês, com multijogador online, mais de 50 jogos disponíveis em consola, PC e nuvem, recompensas no Xbox e algumas vantagens adicionais dentro dos jogos.
  • Premium (antigo Standard) – mantém o preço de US$ 14,99/mês e expande a biblioteca para mais de 200 jogos em consola, PC e nuvem. Inclui benefícios extra e acesso a novos títulos do Xbox no prazo de até um ano após o lançamento (com exceção dos jogos Call of Duty).
  • Ultimate – o grande alvo da polémica. O plano passou de US$ 19,99 para US$ 29,99/mês, um aumento de 50%. Em contrapartida, oferece mais de 400 jogos, 75 lançamentos no primeiro dia por ano, acesso ao Ubisoft+ Classics e ao EA Play, streaming em nuvem otimizado e recompensas anuais que podem chegar aos US$ 100.

O impacto da mudança

The page to cancel Game Pass subscriptions is broken already, incredible https://t.co/qTWLQRWRBs pic.twitter.com/yZjRCMGosk

— Sam (@_sunday_rain_) 1 de outubro de 2025

O reajuste deixou claro que a Microsoft acredita que o Game Pass Ultimate pode cobrar mais pelo que entrega. A empresa aposta que a inclusão de pacotes como o Ubisoft Classics e o Fortnite Crew será suficiente para manter utilizadores fiéis.

A reação de grande parte dos subscritores, contudo, tem sido negativa. Imediatamente após a mudança de preço ser publicada, começaram a surgir online relatos de que a página de cancelamento do Xbox Game Pass saiu do ar devido ao grande número de utilizadores a tentar cancelar a subscrição.

O jornalista Sam Comrie, do Pocket Tactics, foi dos primeiros a apontar o problema no X (acima): “A página para cancelar assinaturas do Game Pass já está quebrada, incrível”.

Rapidamente surgiram relatos semelhantes de jogadores frustrados. Muitos diziam que, ao tentar cancelar, eram redirecionados para uma página que simplesmente não concluía o processo e apenas sugeria entrar em contacto com o apoio ao cliente. Ao final da tarde de ontem, a situação começou a normalizar, permitindo que a maioria conseguisse finalmente cancelar o Game Pass.

O que pode acontecer a seguir

Com a insatisfação de parte da base, a Microsoft terá de monitorizar de perto os números de cancelamentos e rebaixamentos. Caso a rotatividade seja maior do que o esperado, ajustar a oferta poderia ser um passo mais seguro, seja com mais jogos, melhorias no streaming ou até incentivos extra para o plano Ultimate.

Ao mesmo tempo, os rivais PlayStation Plus e Nintendo Switch Online devem aproveitar a ocasião para tentar atrair jogadores descontentes com o Game Pass, seja com descontos, pacotes promocionais ou novos benefícios.

Uma coisa é certa: o aumento de preços do Xbox Game Pass já está a agitar o mercado e a influenciar a decisão de muitos jogadores sobre onde investir o seu tempo e dinheiro.

Promoção do dia!

Xbox Wireless Controller Carbon Black
43,70 €Amazon
54,60 €-20%

Vê também:

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.