Xau, sobreaquecimento! Google Pixel poderá ter novo recurso interessante

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se usas um telemóvel Android, então este vai controlando o sobreaquecimento através da CPU, do brilho, ou de outras formas. Posto isto, a novidade é que está a ser desenvolvida uma nova ferramenta para os Google Pixel, que também permite fazer frente a este problema.

A funcionalidade em questão chama-se “Adaptive Thermal” e permite que tu decidas de que forma queres resfriar o telemóvel. Basicamente, tens a opção de fazer esse controlo manualmente, com o recurso a abrir em segundo plano.

O recurso deverá alertar para casos de pré-emergência

O relatório foi obtido por Mishaal Rahman, especialista da Android Authority. Nas suas pesquisas, o expert em Android terá reparado em novas referências a este recurso na app Device Health Services para telemóveis Google Pixel.

Outro aspeto que o estudo feito por Rahman possibilita concluir tem a ver com casos de pré-emergência. Isto é, se o telemóvel atingir níveis preocupantes de sobreaquecimento, de 49ºC para cima, serás notificado que o telemóvel precisa de ser arrefecido.

Esta possível introdução faz com que o utilizador esteja, cada vez mais, a par do que se passa com o seu telemóvel. Tanto assim é que o próprio tem à sua disposição um botão “Ver etapas de cuidados”, que permite ver o que o dispositivo faz ao certo para não sobreaquecer.

Google Pixel
Imagem Ilustrativa

O "Adaptive Thermal" poderá dar dicas sobre como evitar o sobreaquecimento

Segundo a mesma fonte, também é expectável que recebas indicações mais simples de como arrefecer o telemóvel. Desde afastá-lo do sol, a colocá-lo à sombra, a fechar apps mais pesadas, este “Adaptive Thermal” poderá ser o teu novo “amigo” neste combate ao sobreaquecimento.

Importa ainda destacar que a linha entre a “pré-emergência” e a “emergência” é bastante ténue, neste caso. Quando (e se) o telemóvel chegar aos 52ºC, receberás uma notificação a alertar-te do que se passa. Ainda não se sabe ao certo o que acontece nestas situações.

A ferramenta não é inovadora, mas põe-te mais informado

É possível que o passo seguinte seja desligar o telemóvel de imediato. De qualquer maneira, ainda não se sabe ao certo. Por enquanto, não se pode dizer que o “Adaptive Thermal” é um recurso propriamente inovador. A grande diferença é pôr-te ao corrente do que se está a passar.

Nesta fase, podemos supor que se encontra em desenvolvimento. Ainda assim, não é de descartar a hipótese de vê-lo com o Android 15 ou até na série Pixel 9.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.