À semelhança do que aconteceu no último ano, a pandemia de Covid-19 implica que a 32º edição da Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple seja realizada exclusivamente online. O evento tem início com keynote esta segunda-feira, 7 de junho.
Este é um evento habitualmente focado nos desenvolvedores, tendo por isso destaque o software. No entanto, os rumores das últimas semanas anteveem a possível apresentação de hardware durante o evento. Abaixo falamos de certezas e surpresa a esperar deste evento.
iOS e iPadOS 15: certezas
Uma das certezas nesta evento será a apresentação dos novos sistema operativos mobile para o iPhone e iPad. Ambos devem receber atualizações na área das notificações, no iMessage, na privacidade e interface.
macOS 12: certeza
Embora não se saiba se vai efetivamente chamar-se macOS 12, a nova versão do sistema operativo para computadores da Apple será apresentada neste evento. Depois de Mavericks, Yosemite, El Capitan, Sierra, High Sierra, Mojave, Catalina, e Big Sur, veremos qual será o nome escolhido. Mammoth, Monterey, e Skyline são boas possibilidades.
watchOS 8 e tvOS 15: certezas
Com o lançamento dos Apple Watch Series 7 em setembro/outubro, a nova versão do seu sistema operativo também será introduzida neste evento. As atualizações nas notificações do iOS 15 também devem chegar ao novo watchOS. Também o tvOS deve chegar com o novo evento.
homeOS: uma possível surpresa
Uma listagem para uma vaga na Apple fez soar os alarmes. Esta referenciava o homeOS, e seria rapidamente removida. Imediatamente se especulou que seria o novo nome do tvOS, que pode assim comandar as Apple TV e passar a comandar os HomePod. Para já não passa de uma possibilidade
Novos MacBook Pro: possíveis surpresas
Sabe-se que a Apple estará a trabalhar em versões dos MacBook Pro 16” polegadas e um novo modelo de 14” polegadas com processadores próprios. Embora algumas fontes apontem para um lançamento no final do ano, Jon Prosser afirmou que este pode acontecer durante este evento.
Acredita-se ainda que esses modelos possam servir para a tecnológica de Cupertino apresentar novos processadores (M1X ou M2). E mesmo que tal não aconteça, poderemos ter novidades sobre o que está a ser trabalhado.
Editores 4gnews recomendam:
- iPad Mini com a característica mais desejada deve chegar este ano. Mas há um senão
- Utilizadores de iPhone trocam para Android mais do que se pensava
- Apple: números da adoção do iOS 14 não param de impressionar