WWDC 2018 - o que esperar para o iOS, macOS e software da Apple?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Para além das preocupações com o bem-estar físico e mental dos seus utilizadores, grande parte desta WWDC 2018 será centrada nos gadgets da Apple. Com efeito, a conferência World Wide Developers Conference trará novas funções de software para todo o leque de acessórios. Melhorias para iOS, macOS, tvOS e watchOS.

Tudo isto para reforçar este setor de acessórios e produtos da empresa que está a preparar várias melhorias para as suas várias plataformas. Seja para os seus relógios inteligentes, sistema de TV, macOS e claro, para o seu iOS.

Vê ainda: 2018

Começando pelo seu iOS, na WWDC 2018 a Apple colocará a tónica na Realidade Aumentada (RA). Assim nos conta a Bloomberg que deixa antever várias novidades neste quesito. Aqui para o iPhone e iPad, teremos uma mistura entre a realidade e a realidade virtual.

Por outras palavras, teremos elementos artificiais na realidade que conseguimos ver e discernir diante dos nossos olhos. Algo que para Tim Cook pode marcar a próxima revolução na indústria dos smartphones e dos dispositivos móveis.

WWDC 2018 trará várias novidades para o iOS da Apple

Desta forma, com a RA poderemos ter várias aplicações, sobretudo para jogos, diversão e entretenimento. Não que isso obste à sua utilização para ferramentas de produtividade, sendo aliás, um dos "objectivos secretos" do ARKit2.0. Esta caixa de ferramentas da Apple deverá ser apresentada durante a WWDC 2018, dando aos programadores novos meios para explorar toda esta nova realidade.

Na prática, com o ARKit 2.0 poderemos ter finalmente a possibilidade de jogar, contra outro jogador humano, um jogo que utilize a RA. Isto é, poderemos enfrentar os nossos adversários reais no mesmo espaço virtual.

Realidade Aumentada - o futuro do iOS em destaque na WWDC 2018

Outra das novidades que poderá ser apresentada na WWDC 2018 será a possibilidade de colocar um objecto num ambiente virtual. Em seguida este mesmo objecto poderá ser inspecionado de todos os ângulos. Em suma, um ponto fixo com o utilizador a deslocar-se em torno do mesmo.

Acredita-se que estes avanços relacionados com a Realidade Aumentada para iOS sejam um prelúdio de um novo gadget. Mais concretamente, uns novos óculos de Realidade Aumentada da Apple que poderão ser apresentados em 2020.

As novidades para o iOS serão discretas

Neste momento acreditamos que as novidades, mudanças e melhorias para o iOS da Apple serão muito discretas. Poderemos ter algumas novidades, novos modos de snooze ou adiamento de notificações. Poderemos ter novos modos de fazer chamadas de vídeo e enviar Animojis.

Em suma, o iOS poderá usufruir de alguns aperfeiçoamentos e melhorias de performance mas no geral não mudará. A decisão terá sido comada pela cúpula de direção na empresa, deixando as grandes mudanças no iOS para mais tarde.

Estas mudanças passarão por um novo aspecto, um novo look para o ecrã inicial do iOS, mudando o aspecto do ecrã inicial dos nossos iPhones. Teremos também novos cartões de apresentação de informação como parte do sistema.

Mais ainda, o iOS terá um reforço da inteligência artificial para as Fotografias, ajudando o utilizador a gerir o seu conteúdo. De igual forma, o iOS passará a ser mais eficaz na economia de espaço, gestão de ficheiros e memória interna.

Vê ainda: OS 12

Contamos também com uma nova app (aplicação) para a gestão de ficheiros e conteúdos no teu dispositivo iOS (iPad, iPhone, etc). Novidades que serão apresentadas posteriormente e não nesta WWDC 2018, isto claro, de acordo com os rumores.

O que esperar do macOS nesta WWDC 2018?

As prioridades da Apple são claras. O iPhone é a sua maior fonte de receita e como tal o sistema que o suporta, o iOS, é um dos seus produtos que recebe mais atenção. É também o iOS que mais proveitos gera para os programadores com o desenvolvimento de aplicações.

Aliás, segundo os mais recentes indicadores, no primeiro trimestre do ano, os utilizadores gastaram 85% mais nas apps para iOS do que nas apps para Android. Os dados foram avançados pela agência App Annie e mostram bem os hábitos de consumo atuais.

Todavia, para os utilizadores de computadores Apple também teremos novidades. Mais concretamente teremos novidades para o sistema macOS. Note-se que este macOS tem estado muito tranquilo nos últimos meses. Algo que estará prestes a mudar com todo um novo leque de novidades a caminho.

Integração profunda e reforçada entre o macOS e o iOS

Verdade seja dita, aqui os detalhes são muito difusos ou praticamente inexistentes. Ainda assim, para além do modo escuro para macOS, teremos uma maior integração com o iOS. Esse é o entendimento geral da indústria neste momento.

Acreditamos que para reforçar a produtividade dos utilizadores macOS a Apple reforçará a integração com a plataforma iOS. Visando utilizar aplicações para iOS também nos computadores macOS, teremos um ambiente de trabalho uno e indiviso.

Algo que poderá ajudar a melhorar o clima apático da loja de aplicações para macOS. Para tal é necessário recuperar o interesse dos programadores e esse reside naturalmente nas áreas mais rentáveis (iOS).

Assuntos relevantes na 4gnews:

Phone X Plus – Design completo do smartphone terá sido revelado

e

e, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas em 2018 – Forbes

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.