Apple iOS Hardware Software WWDC 2018
O que podemos esperar da WWDC 2018? Hardware não é uma das prioridades.

A conferência anual dedicada aos programadores e desenvolvedores de software da Apple terá lugar na próxima segunda-feira na cidade de San José, California. Aí, na WWDC 2018 teremos várias novidades alusivas ao software mas não contem com a apresentação de novo hardware.

Com efeito, enquanto conferência dedicada aos novos programas, novas aplicações e novas funções para software, o foco manter-se-á aqui. No software que dá vida aos nossos dispositivos móveis, o suporte digital para os nossos dispositivos físicos.

Vê ainda: WWDC 2018 – o que esperar para o iOS, macOS e software da Apple?

É verdade que nas últimas edições da WWDC as atualizações, melhorias e incrementos para os computadores Mac têm sido um dos temas em debate. Note-se que por exemplo na WWDC 2017 ficamos a conhecer uma atualização para toda a linha de produtos Mac, ou quase toda.

Foi aí que conhecemos os iMac Pro que chegariam ao mercado meses depois. Seria também aí que teríamos o primeiro vislumbre do HomePod e até dos novos iPad Pro. Posto isto, este ano não contamos com novos produtos físicos a serem apresentados durante a WWDC 2018.

Software da Apple em destaque na WWDC 2018

Note-se que ainda assim deixamos sempre uma margem para possíveis surpresas por parte da Apple. Mais concretamente, não seria de todo impossível termos algumas novidades para os MacBook Air, apesar de tal ser improvável. Aliás, também a Bloomberg considera muito improvável a apresentação de novo hardware. Apesar de a empresa de Tim Cook estar a trabalhar em novos MacBook Pro de 12 polegadas, as novidades só deverão ser apresentadas mais tarde, já no final de 2018.

software hardware Apple WWDC 2018
As novidades desta WWDC concentrar-se-ão no software e não no hardware.

O novo iPad Pro com a tecnologia de reconhecimento facial 3D (Face ID), deverá chegar no final do ano. De igual forma, também o novo MacBook Air, o modelo de entrada, chegará por essa altura.

Novo hardware chegará mais tarde, no final de 2018

Aí ficaremos também a conhecer as atualizações que a tecnológica pretende implementar nos seus portáteis ultra-leves, os MacBook Pro de 12 polegadas. Estes, chegarão com uma nova geração de processadores da Intel.

watchOS e tvOS com novidades?

Provável. Muito provável. O sistema operativo lançado pela Apple em 2015 para os seus relógios inteligentes, o watchOS carece de desenvolvimento. Isto no sentido de atrair novos desenvolvedores, ainda estranhos ao sistema da gigante de Cupertino.

Note-se que recentemente, nomes pesados da indústria como o Instagram, Google Maps, Twitter, Amazon e até o eBay descontinuaram as suas apps para watchOS. Posto isto, a Apple deverá apresentar uma estratégia e novidades para contrariar esta tendência.

A Apple terá que incentivar os programadores para que estes não abandonem o watchOS, produto que não tem recebido tanta atenção como seria de esperar. Aliás, não pode sequer ser comparado (o interesse dos programadores) entre as apps para iOS e para watchOS.

Agora, preparado a próxima geração de dispositivos Apple a ser apresentados em setembro, a empresa de Cupertino tem estimular este software. Aliás, de pouco servirá apresentar novo hardware se o software que o sustenta estiver estagnado.

Hardware chega mais tarde, foco será totalmente no software

Posto isto, acreditamos que durante a WWDC 2018 vejamos um incentivo geral para este seu software. Entretanto, sabemos que a tecnológica está também a desenvolver novos relógios para apresentar mais tarde, em setembro.

hardware software WWDC 2018 Apple
As últimas novidades para o watchOS foram apresentadas a 5 de junho de 2018.

Os produtos deverão manter o tamanho, proporções e aspecto geral similar à atual geração. Todavia, o novo suporte de hardware deverá ter um ecrã maior com margens ou molduras menores.

Segundo apontam várias fontes familiares com o assunto, teremos o suporte para novas correias e pulseiras. Todavia, poderão utilizar as correias e pulseiras existentes, sendo as melhorias maioritariamente exteriores, a nível de hardware.

O que esperar da Apple TV?

A tecnológica de Cupertino tem disponibilizado algumas atualizações, incrementais para o seu sistema operativo para a sua TV. Chama-se tvOS e recebe sempre algumas melhorias nas WWDC desde 2015.

Este ano, na WWDC 2018 esperamos que o cenário se repita. Todavia, não sabemos quais serão as melhorias implementadas pela tecnológica para manter este produto relevante. Aguardamos por mais informações.

Apple TV 4k 4gnews WWDC 2018 software hardware
Teremos certamente algumas melhorias para o software que caracteriza esta TV.

Acreditamos que a empresa queira tornar este produto num Hub de conteúdos multi-média para os conteúdos como filmes, séries, músicas e programas. Aqui os contornos ainda são bastante difusos.

Novo software para o HomePod e para a Siri?

Por últimos, temos vista também alguns rumores a sugerir uma nova versão do HomePod, com a marca Beats. O dispositivo físico (hardware) poderá ser mais económico do que o atual dispositivo, pretendendo assim chegar a novos consumidores.

Certo é que para chegar ao nível de vendas da Amazon, da sua Alexa ou da Google e da sua Google Home, a tecnológica de Cupertino terá que se se esforçar. Neste momento está bastante atrás em número de vendas.

Ainda assim, a empresa estará a tratar de melhorar toda a sua assistente virtual, a Siri, com melhorias a nível de software. Já o suporte físico, o hardware, poderá surpreender-nos com uma nova coluna inteligente mais económica.

No dia 4 de junho poderemos esclarecer as nossas dúvidas.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).