Windows Phone 8.1 deixará de ser suportado em julho deste ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Houve um tempo em que, para os que procuravam um smartphone no patamar dos 100€, o Windows Phone era uma das melhores opções. O Windows Phone 8.1 estava muito bem optimizado e era capaz de oferecer uma experiência de utilização bem fluída aos que utilizavam este sistema operativo.

Vê também: Surgem as primeiras imagens do suposto Windows 10 Cloud

Contudo, com a chegada do Windows 10 Mobile - um SO que prometia bastante - as coisas mudaram de figura e aquele que era um dos melhores SO`s para smartphones de gama baixa/média, simplesmente deixou de o ser. Tal foi um dos principais fatores para que muitos dos que ainda possuíam um Windows Phone 8.1 não atualizassem o seu equipamento para o Windows 10 Mobile.

Pois bem, hoje a Microsoft deu a conhecer que o suporte oficial para o Windows Phone 8.1 irá terminar no próximo dia 11 de julho. A notícia foi dada a conhecer através do próprio site da Microsoft, através da sua página dedicada ao ciclo de vida dos seus produtos.

Que repercussões futuras tem o fim do suporte ao Windows Phone 8.1?

Em primeiro lugar, há que referir que quem possui um Lumia com Windows Phone 8.1 poderá continuar a utilizar o seu smartphone da mesma forma como o tem feito até agora. O senão é que a Microsoft deixará de disponibilizar atualizações para estes equipamentos, o que significa que futuros bugs ou fragilidades no sistema operativo deixarão de ser corrigidos.

Se és um dos que possui um equipamento sem direito à atualização para o Windows 10 Mobile, então ou começarás a utilizar um equipamento com as limitações acima referidas, ou então está na hora de procurares outro smartphone. Caso tenhas direito ao Windows 10 Mobile, se calhar é hora de equacionares a sua instalação.

Eu não seria tão drástico a afirmar que este é mais um prego no caixão da Microsoft no mercado mobile. Todos os sistemas operativos têm o seu período útil de vida e devemos considerar que a empresa de Redmond havia prometido um período de atualizações para o Windows Phone 8.1 de 36 meses. Ora, tendo sido este sistema operativo lançado em junho de 2014, julho de 2017 marca precisamente 36 meses após a sua apresentação.

Outros assuntos relevantes:

Alcatel Idol 4S Windows 10 chega à Europa no primeiro trimestre do ano

Samsung desvendará um protótipo de smartphone dobrável na MWC

Aproveita estes earphones Bluetooth estilo AirPods por 20€

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.