A Microsoft cessou o suporte para o Windows 7 em janeiro de 2020, mas isso não significou um abandono generalizado da plataforma. Mesmo tendo já disponível o Windows 10 desde 2015 parece que um em cada quatro computadores ainda está a correr o sistema operativo desatualizado.
Segundo o NetMarketShare, nem o programa de atualização gratuita da Microsoft convenceu uma boa fatia dos utilizadores de PC a dar o salto para o Windows 10.
Clientes empresariais garantem sustentabilidade do Windows 7
Mesmo sem atualizações de segurança, essenciais para uma experiência de utilização sem sobressaltos, muitos são os que continuam a preferir o velhinho Windows 7.
No entanto, os números têm baixado em relação à última análise do NetMarketShare. Desde janeiro deste ano que tem diminuído o número de dispositivos a correr Windows 7, com alguns utilizadores a aproveitarem o programa de atualização gratuita para o Windows 10.
Convém contudo relembrar que os clientes empresariais podem pagar uma taxa para continuarem a receber suporte até janeiro de 2023 mas apenas em situações de último recurso.
Telemetria pode estar a afastar utilizadores do Windows 10
A Microsoft revelou recentemente que o mercado de PC tem vindo a crescer, pelo que estes números ganham ainda mais relevância.
Entre os consumidores a opção pela continuidade no Windows 7 pode estar relacionada com preocupações de segurança no Windows 10.
É do conhecimento público que a Microsoft abusa da telemetria (recolha de dados de utilização) no seu OS mais recente, e se numa fase inicial isso dificultou a adoção agora pode ainda servir como justificação.
A tendência recente tem sido então de atualização, mas vai demorar muito tempo até que o Windows 7 seja considerado um sistema operativo irrelevante.
Editores 4gnews recomendam:
- Microsoft Surface Pro 8 é real, lançamento no final do ano
- Intel volta a atacar o M1 da Apple! Será o PC mesmo melhor que o Mac?
- Nvidia RTX 3060 ainda não foi lançada mas loja portuguesa já a vende pelo dobro do preço