Windows 7: 100 milhões de utilizadores continuam a arriscar a sua segurança!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Foi já em Janeiro de 2020 que a Microsoft deu por terminado o suporte ao saudoso Windows 7 colocando ponto final num caso sério de amor entre utilizadores e software. Porém não faltam pessoas que preferem arriscar a sua segurança online e continuar a usar o seu Windows preferido.

Segundo dados recolhidos pelo NetMarketShare, o Windows 7 corre ainda em cerca de 100 milhões de computadores pessoais. Mais incrível ainda, a sua quota no mercado de sistemas operativos subiu em dezembro passado, passando de uma taxa de instalação de 18.78% para 19.71%.

Um em cada cinco computadores usa Windows 7

O número representa uma subida aproximada de apenas um ponto percentual mas indica que 1 em cada 5 computadores está a correr um OS que já não recebe atualizações, algo vital para a segurança e bom funcionamento de qualquer software.

Apesar disto, os clientes empresariais podem pagar uma taxa para continuarem a receber suporte até Janeiro de 2023 mas apenas em situações de último recurso. Este dado pode justificar de certa forma um número tão elevado de utilizadores ativos.

Seria importante perceber qual a percentagem de utilização do Windows 7 entre clientes individuais e empresariais. Certamente estes últimos terão de enfrentar muitos mais desafios para fazer transitar a sua infraestrutura informática para um novo sistema operativo, acrescendo-se os custos da operação.

100 milhões de pessoas preferem não transitar para o Windows 10

Entre os consumidores a opção pela continuidade no Windows 7 pode estar relacionada com preocupações de segurança no Windows 10. É do conhecimento público que a Microsoft abusa da telemetria (recolha de dados de utilização) no seu OS mais recente, e se numa fase inicial isso dificultou a adoção agora pode ainda servir como justificação.

Quando o Windows 10 foi lançado temia-se que fossem os jogadores a ficar de pé atrás em relação à transição, mas dados da Steam revelam que apenas 3.74% dos seus utilizadores ainda têm instalado o Windows 7, contra 91.84% que já correm Windows 10.

A Steam é a plataforma de videojogos mais popular no momento, e estes valores são indicativos também da necessidade de correr um OS recente e seguro para melhor poder desfrutar dos videojogos mais recentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft vai trazer Windows 10 de 'cara lavada' em 2021
  • Windows 10: nova atualização vai remover o Adobe Flash Player
  • Intel: Processadores Rocket Lake-S chegam mais tarde que o previsto
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.