Windows 11 simplificará a partilha de ficheiros entre o PC e o Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft tem feito um esforço notável para simplificar a interação entre o Windows 11 e o sistema operativo Android. Agora, ela anuncia mais uma novidade que irá simplificar ainda mais a partilha de conteúdos entre as plataformas.

Em causa está uma nova opção no menu Partilhar que te permitirá enviar ficheiros, ligações e mais para o teu smartphone. Para tal, encontrarás uma nova opção chamada "Meu telefone".

Nova opção de partilha ainda está em fase de testes

Importa sublinhar que esta novidade, embora interessante, ainda não está disponível para todos. Em boa verdade, apenas os participantes do programa Windows 11 Insider têm acesso a esta nova opção.

O processo de partilha de conteúdos entre estas plataformas será mediada pela aplicação "Vínculo ao Telemóvel". Se és utilizador Android e Windows, é provável que já tenhas usado esta aplicação.

No fundo, ela serve para sincronizar notificações ou aceder a aplicações e ficheiros do Android sem deixar o Windows. Mas com a novidade agora anunciada pela Microsoft, ela ficará ainda mais útil.

Imagina que tens um documento no teu computador que queres mandar para o smartphone. Com esta novidade, basta carregar no botão direito do rato, escolher a opção "Partilhar" e selecionar o teu smartphone para enviar esse ficheiro.

Windows 11 Android

Ainda assim, importa ressalvar que esta opção poderá não funcionar com todas as aplicações. Algumas possuem o seu próprio menu de partilha que poderá não contar com algumas das opções incluídas no menu do Windows 11.

Em todo o caso, é louvável assistirmos a um esforço por parte da Microsoft para construir uma maior simbiose entre o seu sistema operativo e o Android. A sua parceria com a Google tem ajudado os utilizadores de ambas as plataformas a simplificar as suas tarefas.

Por enquanto, ainda não se sabe quando é que esta função ficará disponível para todos os utilizadores do Windows 11. Em todo o caso, se a fase de testes correr bem, ela deverá integrar uma das próximas atualizações para o Windows.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.