As novas versões recentemente lançadas do Windows 11, 25H2 e 24H2, não trarão muitas novidades em relação às edições anteriores. Como já confirmou a Microsoft, a atualização não incluirá novos recursos no próprio sistema operativo nem nas aplicações da empresa — algo a que estávamos habituados em atualizações anteriores.
Uma das principais mudanças esperadas para estas versões do sistema é a reformulação do menu Iniciar. Segundo o Windows Central, fonte especializada em revelar em primeira mão as novidades do SO, o novo menu começou a ser disponibilizado esta semana para os utilizadores.
A novidade chega com a atualização identificada como KB5067036, atualmente em distribuição para os utilizadores que têm a opção “Receber as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis” ativada nas definições do Windows Update. No entanto, a versão não será disponibilizada a todos de imediato, já que o lançamento acontecerá de forma gradual.
Afinal, o que há de novo no menu Iniciar?
O menu Iniciar está a passar por uma atualização significativa em termos de organização, com o objetivo de oferecer mais opções de personalização aos utilizadores.
As principais novidades são que este painel está visivelmente maior e agora pode agrupar automaticamente aplicações semelhantes em blocos, algo parecido com o que vemos nos sistemas operativos móveis, por exemplo. Para ativar esta organização, é necessário selecionar a visualização por categoria em vez da lista em grelha.
O painel Phone Link também foi otimizado e agora exibe atividades recentes do smartphone ligado ao Windows, incluindo mensagens, notificações, fotografias e chamadas perdidas, entre outras.
