Windows 11 permitirá instalar apps Android de fontes não oficiais

Carlos Oliveira
Comentar

O Windows 11 foi oficialmente apresentado ontem com várias novidades. Uma das que fez mais manchetes foi a possibilidade de instalar aplicações desenhadas para o Android no sistema operativo da Microsoft.

Hoje, um engenheiro da empresa americana, vem confirmar que será possível fazer sideload de aplicações para Android no Windows 11. Significa que poderás instalar manualmente APK´s, tal como acontece nos smartphones.

Yes!

— Miguel de Icaza (@migueldeicaza) 25 de junho de 2021

Poderás instalar manualmente apps que não constem na Amazon App Store

Tal como demos a conhecer no artigo de apresentação do Windows 11, a instalação de aplicações Android será feita através da Amazon App Store. Este foi o repositório escolhido pela Microsoft para que os utilizadores possam procurar apps diretamente no Windows.

Esta não é a loja de aplicações mais popular do mundo e isso significa que algumas aplicações poderão não estar disponíveis. Nesse caso, sabe-se agora que o utilizador poderá recorrer a outras fontes para proceder à descarga e instalação da app que desejar.

Fica por esclarecer, no entanto, em que moldes funcionará a instalação de apps de fontes desconhecidas no Windows 11. Não sabemos se será um processo tão simples como executar o ficheiro APK no Explorador de Ficheiros ou se será necessário algum processo específico.

Acreditamos que esses detalhes venham a ser revelados brevemente. Para já, recebemos com agrado a notícia de que o Windows 11 será mais aberto na instalação de aplicações Android, tal como o sistema operativo da Google.

Windows 11 chegará gratuitamente no outono

Ainda não sabemos concretamente quando, mas a Microsoft anunciou que o Windows 11 chegará aos utilizadores no outono deste ano. A atualização será gratuita para quem tiver o Windows 10 e chegará através do Windows Update.

Isto significa que o utilizador não terá de fazer nada para receber a nova versão do sistema operativo. O mesmo chegará automaticamente ao computador, desde que este o suporte. Para saberes mais sobre isso, dá uma olhada nos requisitos mínimos do Windows 11.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.