Windows 11: já sabemos quando chega a grande atualização da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Foi a 24 de junho que a Microsoft apresentou oficialmente o novo sistema operativo Windows 11, a estrela do seu evento virtual e próxima iteração da plataforma mais popular do mundo. Agora, sabemos quando chegará ao consumidor geral graças a Panos Panay.

O executivo e CFO da Microsoft confirmou também que a versão previamente divulgada na Internet - o leak do Windows 11 - versava sobre uma build de testes, destinada a programadores pelo que continuamos a aguardar pela distribuição da versão estável.

O Windows 11 deve chegar em finais de outubro de 2021

"Estou ansioso para que chegue o fim de outubro", terá dito Panos Panay em declarações à publicação The Verge, sem que o dia preciso fosse aí revelado. No entanto, aponta-se o dia 20 de outubro como data oficial para a distribuição global do Windows 11.

O novo Windows 11 destaca-se pelos novos elementos visuais, nova paleta de cores em tons de pastel, cantos arredondados e uma maior similitude com o MacOS. Veja-se, por exemplo, a posição da barra central na porção inferior e o menu Iniciar.

A nova versão introduz novas opções de comunicação e trabalho com grande destaque para o Teams, suporte para aplicações Android, bem como uma Microsoft Store renovada. Tem ainda várias novidades para os jogadores que aqui podem conhecer.

Chegará como atualização gratuita para os utilizadores eleitos

Esta versão inclui várias ferramentas de produtividade e entretenimento, a mais nobre das quais sendo o Teams. Esta plataforma de videoconferência cresceu de forma exponencial durante a pandemia, com a Microsoft a dedicar-lhe imensa atenção.

De igual modo, também o Skype ganha um lugar cativo na barra de tarefas central, acima demonstrada. São mais ferramentas para o utilizador se ligar à família, amigos e colegas de trabalho, fazendo do Windows 11 uma plataforma polivalente.

A todos os utilizadores que cumprirem os requisitos mínimos exigidos, a Microsoft disponibilizará o Windows 11 de forma gratuita. É necessário que o respetivo computador (PC) tenha, por exemplo, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento.

Outubro trará ainda novos produtos da linha Microsoft Surface

Assim, tendo em consideração as declarações do Chief Product Officer (CPO) Panos Panay, podemos apontar o mês de outubro como o eleito para a distribuição global do sistema. Até lá, a Microsoft continuará a aperfeiçoar esta nova versão do sistema.

Panay deu também a entender que outubro trará novo hardware da Microsoft. O responsável máximo pelos Surface colocou assim a tónica num grande evento de lançamento de produtos para meados de outubro que pode ser coroado com o Windows 11.

"Estou orgulhoso do que a equipa conseguiu fazer e estou super orgulhoso de ver essa equipa unida até aos dias de hoje", afirmou Panay ao The Verge.

O Windows 11 deve chegar a partir do dia 20 de outubro na versão estável aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung apresenta a interface One UI Watch baseada no Wear OS
  • Apple prepara uma grande novidade para as câmaras dos iPhone 13 Pro
  • Lenovo Smart Clock 2 é mais que um simples relógio com Assistente Google
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.