Windows 11 já está finalmente disponível de forma oficial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft havia prometido o lançamento oficial do Windows 11 para 5 de outubro. Todavia, a empresa americana surpreendeu os seus fãs com a disponibilização do novo software um dia antes do estabelecido.

Com efeito, desde o final do dia de ontem (4) que o Windows 11 começou a chegar aos computadores com o Windows 10. Adicionalmente, estão já disponíveis as ferramentas oficiais para quem quiser instalar manualmente o novo sistema operativo.

Windows 11 chega um dia mais cedo que o previsto

Apresentado em junho passado, o Windows 11 começa agora a chegar a todos os equipamentos compatíveis. Após tempos conturbados em razão dos seus requisitos, chegou a hora de começar a migração para o novo sistema operativo.

A Microsoft alerta para o facto de a disponibilização oficial do Windows 11 ser feita de forma faseada. Significa que nem todos verão em simultâneo a respetiva atualização no Windows Update, podendo alguns serem relegados para mais tarde.

O processo de atualização para o Windows 11 só estará concluído a meados de 2022, segundo previsões oficiais. Desse modo, não estranhes caso ainda não tenhas recebido a notificação para a instalação do sistema operativo no teu computador.

Ademais, importa sublinhar que apenas os computadores compatíveis receberão o Windows 11 através do Windows Update. O não aparecimento da notificação para a sua instalação poderá dever-se ao normal atraso da sua disponibilização ou por incompatibilidade.

Microsoft frisa que Windows 11 é uma atualização opcional

Se não estás convencido com as características do Windows 11, importa notar que esta é uma atualização opcional. Ficará ao critério do utilizador instalar, ou não, o novo software na sua máquina.

Para quem não tem a certeza se a sua máquina é compatível com o Windows 11, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta para realizar essa avaliação. Através deste método, poderás verificar se o teu computador cumpre todos os requisitos e saber ainda aquilo que te impede de o usar.

Para os que se posicionam no último cenário, a Microsoft possibilita a instalação do sistema operativo de forma manual. Contudo, importa notar que este é um processo desaconselhado pela gigante do software e colocará a tua máquina fora da lista de equipamentos com direito a atualizações oficiais.

Também a partir de hoje começam a ser vendidos computadores com o Windows 11 instalado de fábrica. Isto significa que começarás a ver máquinas novas nas lojas com o mais recente sistema operativo da Microsoft já instalado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança Android 12 nestes 3 smartphones a nível global
  • Oppo segue passos da Xiaomi e Samsung e faz grande promessa
  • Samsung vai trazer tecnologia ray tracing para os smartphones em 2022
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.