Windows 11 já corre em pleno neste smartphone Xiaomi Mi 8

Rui Bacelar
Comentar

A Microsoft apresentou o Windows 11 no passado mês de junho, distribuindo também a mais completa Insider Preview. Logo em seguida, vimos o peculiar caso de um smartphone Xiaomi Mi 8 a correr o que aparentava ser este sistema operativo.

O terminal estava então limitado a algumas funções básicas que também veríamos em demonstração num smartphone Nokia Lumia 950 XL. Em ambos os casos esta proeza resultou do labor e esforços de portabilidade de alguns programadores dedicados.

Windows 11 da Microsoft corre agora em pleno num smartphone Xiaomi Mi 8

Xiaomi Mi 8 Microsoft Windows 11
Smartphone Xiaomi Mi 8 a correr o sistema operativo Microsoft Windows 11.

Entretanto, segundo avança a publicação ITHome, este projeto está mais avançado. O esforço de flashar o sistema operativo Windows 11 num smartphone Xiaomi Mi 8 está agora mais estável, com várias funções, ecrãs e menus acessíveis e funcionais.

A publicação supracitada refere que este projeto está agora muito mais avançado. Aliás, podemos ver um vídeo, originalmente publicado na rede social chinesa Weibo, em que os principais menus, funções e ecrãs de controlo são apresentados.

Mais concretamente, vemos os menus de controlo da GPU (gráfica), energia, rede Wi-Fi, bem como outras funcionalidades do novo Windows 11 a funcionar em pleno. Em síntese, a portabilidade do sistema mostra-se estável e bastante abrangente.

Esforço de portabilidade mostra o Windows 11 neste smartphone Xiaomi

Xiaomi Mi 8 Windows 11
Smartphone Xiaomi Mi 8 a correr o sistema operativo Microsoft Windows 11.

Ainda assim existem diversos parâmetros e funções que atualmente não funcionam em pleno. Entre estas, a publicação destaca os problemas com os drivers do Bluetooth. Além disso, a gráfica do smartphone não consegue processar (renderizar) programas x64.

Não obstante, a equipa de programadores promete que grande parte destes impedimentos serão resolvidos. O objetivo é simples, criar uma versão estável e perfeitamente utilizável do sistema operativo Windows 11 adaptada ao formato mobile.

Xiaomi Mi 8 Windows 11
Smartphone Xiaomi Mi 8 a correr o sistema operativo Microsoft Windows 11.

Note-se ainda que o Xiaomi Mi 8 não foi o único smartphone escolhido para receber esta versão adaptada do Windows 11. Com efeito, já demos a conhecer um OnePlus 6, OnePlus 6T, Xiaomi Mi MIX 3 e vários outros smartphones Android.

Mais ainda, também temos smartphones como o Samsung Galaxy S9 Plus, ou os Xiaomi Mi MIX 3, Xiaomi Mi 8 ou o Poco F1. Aliás, em breve devemos também ver o sistema operativo a ser "portado" para equipamentos ainda mais recentes.

Por fim, o Windows 11 chegará aos utilizadores, para computadores, nos últimos meses de 2021 na sua versão estável.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.