Windows 11: instalador falso está a infetar computadores dos mais distraídos

Carlos Oliveira
Comentar

O Windows 11 foi recentemente apresentado pela Microsoft e gerou uma enorme controvérsia. Em causa, estão os requisitos mínimos do sistema operativo que deixarão de fora milhões de computadores não muito antigos.

Ainda assim, existem muitos que se mostram entusiasmados com o Windows 11 e querem experimentá-lo já. Tão empolgados com a ideia que estão a cair um esquema fraudulento que inunda os seus computadores com software malicioso.

Instalador falso do Windows 11 esconde trojans, adware e mais software malicioso

O alerta é deixado pela empresa de segurança Kaspersky. Os seus especialistas notam a distribuição do ficheiro "86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe" na internet e os seus malefícios.

Windows 11

Este ficheiro tem 1.75GB de tamanho e isso poderia ser de imediato um sinal de alerta para aqueles que estejam prestes a descarregá-lo. Ainda assim, são muitos os que caem na esparrela e veem o seu computador infetado com software indesejado.

Uma vez executado o ficheiro, este descarrega e executa mais um executável. O último apresenta uma página de Termos e Condições onde frisa mesmo a presença de "software patrocinado".

Mas como a maioria nem sequer se dá ao trabalho de ler esse documento, simplesmente aceitam e dão continuidade ao processo de instalação. A Kaspersky nota que ele instalará adware, trojans e outros programas que levarão ao roubo de credenciais de identificação.

Windows Insider é a forma mais segura de aceder já ao Windows 11

Perante aquilo que está a ser reportado, importa clarificar o nosso leitor para o método oficial para experimentar o Windows 11. Este passa pelo programa Windows Insider, desenvolvido pela Microsoft, onde podemos testar antecipadamente as novidades dos seus sistemas operativos.

Poderás inscrever-te neste programa através do site oficial da Microsoft. Feita essa inscrição, receberás as compilações através do Windows Update, com a garantia de que aquele é um software livre de más intenções.

Quando o Windows 11 chegar oficialmente aos utilizadores, será pela mesma via que acontecerá a sua distribuição. Por isso, não optes por métodos alternativos caso queiras usar o Windows 11 com toda a segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.