Windows 11 instalado num OnePlus 6T? É possível e este vídeo é a prova

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Na última semana vimos ser apresentado o Windows 11. Trata-se da mais recente versão do sistema operativo da Microsoft para computadores, que chegará aos primeiros utilizadores (depois dos testes) mais perto do final do ano.

Embora seja um sistema operativo direcionado para computadores, parece que não é impossível colocá-lo a funcionar em smartphones com Android. E nem falamos de equipamentos propriamente recentes, já que no exemplo partilhado o vemos a correr num OnePlus 6T de 2018.

Esta façanha foi realizada pelo Renegade Project, e partilhada em vídeo no YouTube. Mas tal como se pode ler na descrição no vídeo, notado pelo Android Authority, há várias coisas que não funcionam.

Além do CPU, o Bluetooth, o USB e o ecrã tátil funcionam. No entanto, o Wi-Fi, dados móveis e áudio que não seja por Bluetooth ainda não se encontra em funcionamento neste vídeo.

Windows 11 também funciona no Xiaomi Mi 8 ou no Poco F1

Mas este não é o único smartphone a poder ter instalado o Windows 11. Ao Android Authority, Richard Gráčik, do referido projeto, revela que outros smartphones com Snapdragon 845 foram testados.

Entre estes encontramos nomes como o Samsung Galaxy S9 Plus, ou os Xiaomi Mi MIX 3, Xiaomi Mi 8 ou o Poco F1. Em breve devemos também ver o sistema operativo a ser "portado" para equipamentos ainda mais recentes.

O OnePlus 6T foi apresentado em novembro de 2018. Com quase três anos de vida, mostra que o Snapdragon 845 no seu interior ainda é bastante capaz em cenários como este.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme segue Huawei e OnePlus, com grande parceria nas câmaras
  • NickWatch: este é o primeiro smartwatch para crianças do Nickelodeon
  • HBO Max chega a mais 39 países com o desconto que queremos em Portugal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.