Windows 11: esta novidade já está a irritar alguns utilizadores da Microsoft

Rui Bacelar
Comentar

A Microsoft está pronta para apresentar a sua próxima iteração do Windows, o Windows 11. Internamente apelidado de Sun Valley, o projeto pode contemplar-nos também com uma versão mais leve, a 11 SE, com ambas a a estrelarem em fugas de informação.

Entre as principais novidades da próxima versão está uma interface do utilizador reformulada e, aparentemente, concebida de raíz, ainda que comungue de valores e traços que imediatamente associamos à Microsoft e ao seu Windows. Mas, há pelo menos uma função que já irrita as pessoas.

A controversa barra de tarefas do Windows 11

Microsoft Windows 11
Barra de tarefas atribuída ao Windows 11. Crédito: Baidu

Em causa está a build, a compilação que chegou ao domínio público, caindo na Internet. Aí foi descoberta uma nova barra de tarefas, bem como um novo menu iniciar, com a primeira das novidades a dividir seriamente a opinião do público.

Ainda que alguns utilizadores da Microsoft e entusiastas de tecnologia tenham expressado o seu agrado para com as novidades, foram mais os que se mostraram pouco entusiasmados com a alteração radical. Veja-se, em particular, a imagem acima.

Imediatamente notória é a nova posição desta barra, bem como o botão tradicional para abrir o menu Iniciar. Com efeito, não só a sua posição mudou, estando agora centrados no ecrã, como adquirem uma tipologia flutuante que não agradou a todos.

Também o tradicional botão Windows mudará de posição

here's a first look at Windows 11. There's a new Start menu, rounded corners, a new startup sound, and more https://t.co/VDS08QPsl5 pic.twitter.com/OkCyX3TtmI

— Tom Warren (@tomwarren) 15 de junho de 2021

Acima vemos a publicação de Tom Warren, jornalista de tecnologia na publicação The Verge. Podemos ver o aspeto geral do sistema, com destaque para os elementos controversos, bem como os novos cantos arredondados das janelas e demais elementos.

Vemos, portanto, o abandono dos Live Tiles e a adoção dos ícones para as principais aplicações, algo que o utilizador poderá personalizar. Os comentários tanto louvam o "regresso ao passado", como criticam este aparente retrocesso da Microsoft.

Em uníssono, contudo, vemos as críticas à posição da barra de tarefas, localizada ao centro do ecrã no Windows 11. Os utilizadores Windows e entusiastas de tecnologia no geral não parecem estar muito recetivos perante esta transformação radical da Taskbar.

Por outro lado, importa ser dito que é possível personalizar esta barra de tarefas, colocando-a com o look e organização antiga, ou pelo tornando-a mais familiar.

A controvérsia é gerada pela nova barra de tarefas no Windows 11

Windows 11 tip: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\Start_ShowClassicMode DWORD=0x1 to enable classic Start pic.twitter.com/xIfyCw68z9

— Rafael Rivera (@WithinRafael) 15 de junho de 2021

Quem assim o desejar poderá alterar, em primeiro lugar, o alinhamento da barra de tarefas. Aí poderá optar por um alinhamento similar ao que temos no Windows 10 e, se tal não for suficiente, há mais opções para repor o seu aspeto e organização clássica.

Acima vemos um exemplo prático disso mesmo na publicação feita pela conta @WithinRafael no Twitter com algumas dicas de personalização para este elemento do sistema.

Por outro lado, a barra de pesquisa também terá direito ao novo look e renovação no Windows 11, apresentando uma interface mais moderna e atraente. Temos ainda um novo aspeto para o gestor de tarefas, entre outras alterações presentes no menu Iniciar.

Microsoft

Ainda de acordo com as fugas de informação teremos a opção de esconder o botão "Mostrar o desktop" no canto inferior direito do Windows, uma função presente desde o Windows 7.

Importa frisar, por fim, que a Microsoft tem um bom historial em dar ouvidos ao seu público e utilizadores, portanto, é provável que a versão final do Windows 11 acolha algum do feedback recente.

Poderemos, por exemplo, ter a opção de escolher entre o novo aspeto do sistema, ou manter a organização e elementos visuais do Windows 10.

Aguardamos assim pelo dia próximo dia 24 de junho, data apontada para a apresentação oficial das novidades Microsoft.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.