Windows 11 da Microsoft já está presente em 20% de todos os PCs

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O crescimento da adoção da mais recente versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, continua a impressionar. Os mais recentes dados avançados pela agência AdDuplex apontam a sua presença em quase 20% de todos os computadores compatíveis.

A expansão da nova versão continua assim em bom curso à medida que mais computadores com direito à atualização procedem à sua instalação. A surpresa reside precisamente no bom ritmo de adoção, de acordo com os mais recentes dados da AdDuplex.

20% de todos os computadores Windows já correm o Windows 11

O mais recente relatório desta agência foi publicado recentemente. Aí podemos constatar uma adoção do Windows 11 de 19,3% em todos os computadores compatíveis com a mais recente versão, bem como a distribuição das versões anteriores.

Estas conclusões vêm reforçar o otimismo da Microsoft após a mesma empresa ter dado conta do exacerbado crescimento do Windows 11 em janeiro último. Com efeito, a AdDuplex afirmou então que a taxa de adoção quase dobrou em apenas 2 meses.

Crescimento do Windows 11 é exemplar para uma nova versão do SO

Atualmente o Windows 11 é a terceira versão mais popular nos computadores pessoais (PC's). Em primeiro lugar com 27,5% temos ainda a versão Windows 10 M21U disponibilizada no 1.º semestre de 2021 (21H1), com a versão distribuída no segundo semestre (21H2) a ocupar o segundo lugar (21%).

Importa frisar que a atualização Windows 10 21H2, atual detentora do segundo lugar, foi distribuída para os computadores que não foram eleitos para o Windows 11 ao não atingirem os requisitos mínimos de sistema. Desse modo, a sua popularidade continuará em alta nos próximos meses.

Microsoft começou a distribuir o Windows 11 a 5 de outubro de 2021

Por outro lado, urgem mencionar que os dados colhidos pela AdDuplex baseiam-se nas métricas fornecidas pelas mais de 5 000 aplicações e programas que usam o SDK AdDuplex v2 na loja Microsoft Store. Ou seja, esta amostra é relativamente pequena ao sondar cerca de 60 000 PC's de um universo manifestamente maior.

Em suma, apesar de não ser um relatório propriamente exaustivo ou preciso, oferece, não obstante, uma boa observação do panorama da adoção do Windows 11.

Para a Microsoft é um sinal animador com forte adesão ao novo sistema, ainda jovem, mas já apreciado por uma porção considerável dos computadores eleitos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme Book Prime e Buds Air 3: conhece o novo portátil e earbuds Bluetooth da Realme
  • Apps do Android chegam finalmente ao Windows 11 via Amazon AppStore
  • Microsoft Surface Pro X review: da promessa à eficácia para trabalho
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.