Usar Windows 10 na nuvem? Windows Virtual Desktop já chegou

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O serviço é destinado a utilizadores empresariais e permite utilizar o Windows 10 a partir da nuvem. A Microsoft já havia anunciado o serviço o ano passado. Este fica agora disponível para todos os utilizadores que tenham o Windows 10 alojado na nuvem do Azure.

Este é um produto que pretende ajudar utilizadores a nível empresarial. Ou seja, podes esquecer usar isto para jogar Apex Legends numa máquina virtual algures na nuvem. A ideia deste serviço é tornar o uso das máquinas e do seu software, em algo mais fácil de usar.

Além disso, este serviço vai permitir aos patrões em indústrias reguladas, ajudar os seus trabalhadores do setor mobile. Com este ambiente de trabalho virtual é assegurado que todos os dados permanecem seguros. Ademais, em apenas uma máquina virtual, o serviço permite várias sessões de Windows 10.

Windows Virtual Desktop dá acesso rápido a ferramentas como o Outlook

A maior parte do serviço é apoiado pela FSLogix que, como se sabe, foi adquirida pela Microsoft o ano passado. Este tipo de tecnologia dá aos utilizadores empresariais um acesso rápido a várias ferramentas de trabalho. Usar o Outlook ou o OneDrive será bastante rápido, por exemplo.

Para já, o serviço está apenas limitado a certas regiões dos Estados Unidos. Como é óbvio, assim que a preview termine, a Microsoft irá expandi-lo para todas as regiões onde tem cloud Azure. Portugal está na lista, daí que apenas terá de se aguardar.

Quanto à ideia em si, é naturalmente salutar. A nuvem é o presente e o futuro. Seja a nível pessoal ou empresarial é uma forma bastante segura e cómoda de se trabalhar. Quem não gosta de poder aceder àquilo que precisa em qualquer lado e sem chatices?

Editores 4gnews recomendam:

  • Suporte para o Windows 7 está a acabar. E agora?
  • Google Podcasts já está funcional em versão Web, mas ainda a 'meio gás'
  • Microsoft surpreende com lançamento do Cuphead para a Nintendo Switch

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.