Se no setor mobile a Microsoft não tem passado pela melhor das fases, já no campo dos PC´s a história está a ser bem diferente. O Windows 10 alcançou uma popularidade incrível (ok atualização gratuita ajudou e muito) ao ponto de se encontrar muito perto dos números alcançados pelo Windows 7.
Vê também: Intel apresenta mega processador de 10 núcleos a um preço de $1700
Nesse sentido, a Microsoft tem levado a cabo uma melhoria constante do seu Windows 10, lançando periodicamente novas funcionalidades para o seu sistema operativo, afim de o tornar cada vez melhor. Uma das próximas funcionalidades pretende acabar com as password´s, permitindo então uma autenticação no Windows 10 através de dispositivos wearables.
Foi no contexto da Computex que decorre por estes dias, que a Microsoft levou a cabo uma demonstração desta nova funcionalidade com recurso à sua Microsoft Band. Tudo isto será inserido como uma nova funcionalidade do Windows Hello e que basicamente acredita a tua pessoa, perante o teu PC com Windows 10, mediante a presença de um dispositivo acreditado para tal.
Não foi no entanto divulgado o método de comunicação entre ambos, mas as escolhas não deverão se afastar muito de uma comunicação via Bluetooth, NFC ou gestual. Este tipo de autenticação não se limitará apenas a login´s, estando em estudo o seu aproveitamento para compras via Windows Store e ainda a futura integração entre o Windows Hello e o Microsoft Edge. Não se sabe ainda quando esta funcionalidade estará disponível ao público geral.
Cada vez mais a tecnologia se distancia das password´s ou pin´s e dentro em breve tais métodos de acreditação farão parte da história. Este, acredito, deve ser mesmo o caminho a seguir pelas empresas tecnológicas, por forma a tornar estes processos mais seguros e intuitivos.
Talvez queiras ver:
- “Virar para silenciar” de volta, mas só em alguns Lumia
- Xiaomi compra 1500 patentes da Microsoft, é desta que a Xiaomi se afirma?
- Novo Macbook Pro aparece online mostrando novo design e 4 entradas USB Type-C