Windows 10 vai desinstalar automaticamente updates problemáticos

Bruno Coelho

Instalar uma atualização no Windows 10 sempre foi um dos grandes problemas dos utilizadores. Lançado em 2015, o sistema operativo da Microsoft sempre foi pouco amigo neste tema. A empresa sempre fez de tudo para contornar a situação, e o último avanço é a desinstalação automática de updates problemáticos.

A Microsoft anunciou que vai passar a desinstalar qualquer update em que o Windows detete uma falha. O sistema operativo “instala automaticamente atualizações para manter o teu dispositivo seguro e a trabalhar com máxima eficiência”. As palavras são da Microsoft e foram reveladas em comunicado.

Windows 10 Microsoft Update

Agora, o processo de desinstalação passa também a ser automático. Além disso, o utilizador receberá uma mensagem. “Nós removemos algumas atualizações recentemente instaladas para recuperar o teu dispositivo de um arranque falhado”, será desta forma comunicado ao utilizador.

Se um falhar, updates automáticos ficam bloqueados por 30 dias

A empresa, contudo, só avança para esse processo se todas as outras formas automáticas de recuperação forem mal sucedidas. Pode também ler-se no comunicado que updates problemáticos estarão bloqueados por 30 dias para o dispositivo “trabalhar como o esperado”.

Windows 10 Microsoft Update

Os 30 dias “vão dar à Microsoft e aos seus parceiros a oportunidade de investigar a falha e corrigir quaisquer problemas”, concluiu a empresa no comunicado. Após esses 30 dias, o Windows vai voltar a tentar instalar as atualizações.

O utilizador pode reverter o processo, mas...

Contudo, se o utilizador não quiser que determinado update seja desinstalado, pode sempre reverter o processo manualmente. Ainda assim, se a Microsoft detetar que as coisas não estão bem, voltará a desinstalá-lo.

Windows 10 Microsoft Update

Por um lado, estas notícias não agradam aos utilizadores que necessitem de determinado update. Contudo, os utilizadores do Windows Home vão certamente agradecer, já que não terão de lidar com atualizações problemáticas e tudo o que isso implica.

Editores 4gnews recomendam:

Via | Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.