Windows 10 vai desinstalar automaticamente updates problemáticos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Instalar uma atualização no Windows 10 sempre foi um dos grandes problemas dos utilizadores. Lançado em 2015, o sistema operativo da Microsoft sempre foi pouco amigo neste tema. A empresa sempre fez de tudo para contornar a situação, e o último avanço é a desinstalação automática de updates problemáticos.

A Microsoft anunciou que vai passar a desinstalar qualquer update em que o Windows detete uma falha. O sistema operativo “instala automaticamente atualizações para manter o teu dispositivo seguro e a trabalhar com máxima eficiência”. As palavras são da Microsoft e foram reveladas em comunicado.

Agora, o processo de desinstalação passa também a ser automático. Além disso, o utilizador receberá uma mensagem. “Nós removemos algumas atualizações recentemente instaladas para recuperar o teu dispositivo de um arranque falhado”, será desta forma comunicado ao utilizador.

Se um falhar, updates automáticos ficam bloqueados por 30 dias

A empresa, contudo, só avança para esse processo se todas as outras formas automáticas de recuperação forem mal sucedidas. Pode também ler-se no comunicado que updates problemáticos estarão bloqueados por 30 dias para o dispositivo “trabalhar como o esperado”.

Os 30 dias “vão dar à Microsoft e aos seus parceiros a oportunidade de investigar a falha e corrigir quaisquer problemas”, concluiu a empresa no comunicado. Após esses 30 dias, o Windows vai voltar a tentar instalar as atualizações.

O utilizador pode reverter o processo, mas...

Contudo, se o utilizador não quiser que determinado update seja desinstalado, pode sempre reverter o processo manualmente. Ainda assim, se a Microsoft detetar que as coisas não estão bem, voltará a desinstalá-lo.

Por um lado, estas notícias não agradam aos utilizadores que necessitem de determinado update. Contudo, os utilizadores do Windows Home vão certamente agradecer, já que não terão de lidar com atualizações problemáticas e tudo o que isso implica.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei P30 tem primeiras especificações reveladas
  • Oppo Reno pode ser o próximo topo de gama da marca
  • Huawei tem sistema operativo preparado caso se queiram "livrar" do Android

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.