A Adobe terminou oficialmente o suporte para o seu Flash Player no dia 31 de dezembro de 2020 recomendando a todos os utilizadores de PCs Windows 10 que removessem o programa dos seus computadores.
Agora a Microsoft anunciou que vai em breve disponibilizar uma atualização que removerá permanentemente o Adobe Flash Player dos computadores Windows 10, de forma a evitar potenciais conflitos. É uma forma da companhia se certificar que os mais desatentos ou menos versados nas lides tecnológicas não sofrem consequências por manter o programa instalado.
A companhia tem até recorrido a mensagens pop-up para visar os utilizadores que a partir do próximo dia 12 de janeiro o software ficará completamente indisponível nas suas máquinas.
Windows 10 e Microsoft Edge eliminam Flash Player
A atualização terá uma designação bastante direta (Atualização para remoção do Adobe Flash Player) e faz já parte do catálogo de atualizações opcionais para o sistema operativo.
Porém, em breve esta atualização será obrigatória de forma a eliminar por completo qualquer vestígio do Flash Player dos computadores Windows em utilização.
O navegador de internet Microsoft Edge vai também ficar sem suporte para o Flash Player, já que a Microsoft anunciou a sua remoção ainda durante o primeiro mês do ano.
Adobe Flash Player com problemas de segurança
Alegadamente, o fim da compatibilidade destes sistemas com o software da Adobe prende-se com razões de segurança, e daí a obrigatoriedade da sua remoção permanente.
As vulnerabilidades do Adobe Flash Player terão sido exploradas de forma contínua ao longo dos anos sem que a Adobe fosse capaz de as resolver. No entanto, há já quem questione já se novas tecnologias como JavaScript ou HTML 5 não poderão sofrer dos mesmos problemas.
Editores 4gnews recomendam:
- Intel: Processadores Rocket Lake-S chegam mais tarde que o previsto
- WhatsApp: não te deixes enganar pelo novo engodo que corre na plataforma
- Gastos com aplicações atingem máximo histórico!