Tenho um Windows 10 Mobile. Devo ficar com o meu smartphone?

Pedro Henrique
Microsoft Windows 10 Mobile 4gnews
A Microsoft abandonou o seu Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile foi abandonado, em parte pela Microsoft. É preciso ter em atenção o quão abandonado pode afirmar um facto que não é tão verdadeiro quanto muitos imaginam ou interpretam como tal.

Bem, se é verdade que a Microsoft não tenciona lançar mais hardware com esse sistema operativo? Sim. Se abandonou o seu desenvolvimento a nível de funcionalidades e outros recursos? Sim. Se o deixará como está nos dias de hoje? Nem por isso.

Vê ainda: Poupa uns trocos! Top 5 smartphones Android até €150 (175$)

Na verdade, o que muitos não sabem é que a empresa de Redmond continuará a trabalhar, ainda que peculiarmente, no Windows 10 Mobile. Os utilizadores continuarão a receber patchs de segurança e, se houver aplicações universais que cheguem à Store por via do Windows para PC, tudo bem. Poderão chegar.

Por isso, a pergunta que se pode colocar é: Tenho um smartphone com Windows 10 Mobile, devo mudar-me para outro sistema operativo? Neste artigo, a razão será não. Porque, de facto, há razões para não se deixar a plataforma, pelo menos para já. Num artigo seguinte, dois até, poderás encontrar a resposta contrária.

Bem, se despendeste dinheiro num equipamento há pouco tempo, se adoras o Continuum, se não sentes necessidade de outras aplicações que não aquelas que estejam na Windows Store, então porque mudar?

A Microsoft não deixou o Windows 10 Mobile na totalidade. Tu também não tens de o deixar...

Há alguma funcionalidade que vejas no iOS ou no Android e que gostarias de ver no Windows 10 Mobile? Não, então a tua decisão é mais simples do que parecia. Afinal, a plataforma da Microsoft continuará a receber atualizações até 2019.

Assim, se os serviços da empresa norte-americana são o que mais usas, e adoras as tuas Live Tiles, não mudes. E sim, se estas últimas são uma razão que te mantém indeciso, lembra-te que não há nada igual noutro sistema, nem mesmo os famosos widgets.

No entanto, a decisão final será tua e os prós e contras serão fruto da gestão dos mesmos. Seja como for, aguarda pelos dois outros artigos, que descrevem a experiência de alguém que largou o Windows 10 Mobile pelo Android primeiro, e pelo iOS depois.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5T com design exposto por duas novas imagens

Xbox One – chegarão em breve Rato e Teclado oficiais da Hori

Xiaomi Mi Max recebe o Android Oreo de forma não oficial – Custom RO

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.